Assinar

O avanço do 4G nos smartphones dos brasileiros

Buscar

O avanço do 4G nos smartphones dos brasileiros

Buscar
Publicidade
Marketing

O avanço do 4G nos smartphones dos brasileiros

Pesquisa da Telebrasil aponta que País já possui 151 milhões de aparelhos com a rede de quarta geração


9 de dezembro de 2019 - 17h25

Crédito: LeoPatrizi/iStock

Enquanto a indústria de comunicação e tecnologia já projetam os avanços transformadores que a rede 5G deverá propiciar nas diferentes esferas de conexão, o território brasileiro ainda contabiliza os avanços da rede 4G, que, ao final do mês de outubro, passou a estar disponível em 4.651 municípios do País.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Telecomunicações, Telebrasil, em um ano, 352 novas cidades brasileiras receberam a infraestrutura de conexão da quarta geração. Com isso a cobertura 4G passou a alcançar 96,5% dos locais onde a população do País reside.

O grande salto na cobertura da rede de quarta geração no Brasil aconteceu entre os anos de 2016 e 2017, de acordo com dados da Telebrasil. Naquele período, os municípios cobertos pelo 4G subiram de 837 (em outubro de 2016) para 3.363 (no mesmo mês de 2017).

A análise da Associação também mostra que o número de aparelhos de celular conectados à rede 4G também aumentou. Ao final de outubro, o País tinha 151 milhões de smartphones de quarta geração. De novembro de 2018 a outubro de 2019, foram ativamos 25 milhões de novos chips 4G, o que configura um crescimento de 20% em comparação com o ano anterior.

A quantidade de telefones celulares habilitados para a rede 4G correspondem a 66% dos aparelhos móveis em funcionamento no Brasil, de acordo com dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referentes a outubro de 2019. No total, ao final de outubro havia 223,3 milhões de celulares em funcionamento no País. Os aparelhos de terceira geração (3G) correspondem a 20,4% desse total.

A Anatel prevê a realização do leilão de frequências 5G no Brasil no primeiro trimestre de 2020. As regras, no entanto, ainda não estão definidas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fair Play financeiro e unificação das ligas: o futuro dos negócios do futebol brasileiro

    Fair Play financeiro e unificação das ligas: o futuro dos negócios do futebol brasileiro

    Evento promovido pela CBF reuniu líderes do mercado esportivo para discutir inovações e a valorização do futebol brasileiro

  • Quais os profissionais de marketing que as empresas mais buscarão em 2025?

    Quais os profissionais de marketing que as empresas mais buscarão em 2025?

    Guia Salarial da Robert Half registra um aumento da procura por profissionais com maior capacidade analítica