2017: o casamento da música pop com as marcas
Em ano marcado pela experimentação de formatos entre o mercado publicitário e cantores, Coca-Cola leva Anitta, Luan Santana, Pabllo Vittar e outros para suas latas
2017: o casamento da música pop com as marcas
Buscar2017: o casamento da música pop com as marcas
BuscarEm ano marcado pela experimentação de formatos entre o mercado publicitário e cantores, Coca-Cola leva Anitta, Luan Santana, Pabllo Vittar e outros para suas latas
Luiz Gustavo Pacete
4 de dezembro de 2017 - 8h36
No ano de 2017, agências e marcas se reaproximaram do mundo da música de uma maneira especial. Com a projeção de Anitta, Pabllo Vittar, Luan Santana e vários outros artistas, agências, áreas de marketing e produtoras sentaram-se juntos, criaram formatos e acumularam cases diferenciados. E como símbolo de um ano em que a música pop esteve tão em alta no radar das marcas, a Coca-Cola está lançando para sua campanha de verão uma série de latas com rostos de vários artistas estampados.
Verdade e conexão na música de Luan Santana
Anitta, Luan Santana, Ludmilla, Pabllo Vittar, Projota, Simone & Simaria, Solange Almeida, Thiaguinho e Valesca Popozuda estampam as novas embalagens de Coca-Cola e Coca-Cola Zero Açúcar, que, além dos rostos dos artistas, trazem trechos de suas músicas. A campanha, segundo a marca, é uma promoção para os fãs que escolherão três artistas para formar um novo feat – ou seja, um trabalho em parceria. No fim de semana passado, inclusive, vários fãs-clubes desses artistas visitaram a fábrica da Coca-Cola, em Jundiaí, interior de São Paulo, e acompanharam a produção das latas com seus artistas preferidos.
O projeto foi desenvolvido pela Coca-Cola, em parceria com a JWT e também com a Vevo, que assina a curadoria e gestão artística da campanha. As latas estão começando a chegar ao mercado e o lançamento da campanha está previsto para 26 de dezembro em TV aberta. O resultado da campanha que resultará em um projeto da marca e o artista é fruto de uma maturidade do mercado sobre o fato de que música precisa de cocriação e proximidade.
Fatima Pissarra, general manager da Vevo Brasil, afirma que o principal motivo que tem feito mudar a dinâmica de inserção de marcas em clipes é a disponibilidade que muitos desses artistas possuem em sentar e discutir diretamente roteiros e formatos.
“Há algum tempo estamos falando da importância de o artista se envolver diretamente. Participar das ações, cocriar.” De acordo com a executiva, outra característica importante desses artistas é a natividade digital. “No caso da Anitta, por exemplo, ela entende a dinâmica de seu público-alvo. Uma geração que está acostumada com frequência e conteúdo acessível”, afirma Fatima, ressaltando que a cantora marca uma nova fase do branded content em clipes.
Em entrevista recente ao Meio & Mensagem, Pabllo Vittar, uma das cantoras que aparecem na promoção de Coca-Cola, ressaltou a coragem de muitas marcas de ir além. “Marcas com essa coragem mostram que além do mainstream elas podem agregar algo relevante a todos os públicos e tribos”, defende Pabllo.
Em participação no MaxiMídia, em outubro, Luan Santana afirmou a importância do processo colaborativo entre artistas, agências com um propósito em comum: atender aos fãs que estão em busca de uma relação cada vez mais verdadeira. “Vivemos uma época de verdade e identificação”, afirmou.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor