O legado de Washington Olivetto na visão dos anunciantes
De Bombril e Cofap à Valisère e Vulcabras, o publicitário construiu, ao longo de quatro décadas, um relacionamento estreito com o mercado
O legado de Washington Olivetto na visão dos anunciantes
BuscarO legado de Washington Olivetto na visão dos anunciantes
BuscarDe Bombril e Cofap à Valisère e Vulcabras, o publicitário construiu, ao longo de quatro décadas, um relacionamento estreito com o mercado
Renan Honorato
17 de outubro de 2024 - 6h00
Washington Olivetto durante a cerimônia do Prêmio Caboré de 2001 (Crédito: Acervo)
Atualizada às 12h00
No domingo passado, 13, o publicitário Washington Olivetto faleceu e deixou um legado de relacionamentos com os anunciantes, inclusive, sendo o responsável pela criação de diversos personagens e mascotes para as marcas, como o “Garoto Bombril” ou o “Cofapinho”. Ao longo desta semana, tanto os dirigentes e executivos de empresas quanto as marcas relembraram o legado de Olivetto para seus negócios.
Segundo Ivo Rosset, CEO do Grupo Rosset, a ideia para a campanha “Primeiro Sutiã” surgiu pelas próprias mãos de Olivetto. Na época, já com uma história de 50 anos no mercado, a Valisère havia sido adquirida pela Rosset. De fato, conta o executivo, a marca precisava ser rejuvenescida. O “Primeiro Sutiã” ganhou o Leão de Ouro em Cannes, o Clio, de Nova York, e foi considerado pela Tokyo Television Network como o melhor comercial do mundo em 1987.
“Ele era genial, as coisas fluíam de forma natural. O time da agência era muito ambicioso e abraçou o projeto. A história era forte, comovente, divertida e o slogan maravilhoso. Grudou na cabeça do brasileiro e até hoje é um marco cultural”, avalia. Além disso, Rosset destaca como aquela estratégia conversou com os anseios de milhões de mulheres em todo o Brasil.Ao mesmo tempo, o filme triplicou as vendas dos produtos da marca em meio ano, período em que a campanha ficou no ar. Ao longo de três anos a Valisère continuou trabalhando com Olivetto em peças que se desdobraram a partir da primeira campanha.
Considerado como o “garoto prodígio da publicidade brasileira”, Washington Olivetto convenceu Leonel Brizola e Paulo Maluf a estrelarem as campanhas de sapatos masculinos da Vulcabras. Em 1989, o Brasil estava em efervescência política e social, em razão da promulgação da nova Constituição Federal no ano anterior. Segundo Pedro Grendene, CEO da Vulcabras e cofundador do grupo Grendene, trabalhar com Olivetto reverberou em todo o processo da empresa, da publicidade aos negócios e às relações humanas.
Segundo Grendene, por mais de 20 anos a W/Brasil foi responsável pelas estratégias de marketing tanto de Vulcabras quanto de Grendene. Além dos políticos, a agência criou filmes com Hebe Camargo e o então presidente do Corinthians, Vicente Matheus. “A conta de Vulcabras nunca deixou Olivetto e a W/Brasil, mas o modelo de fazer publicidade se modernizou e as redes sociais dominaram. O prestígio do sapato social decaiu e, tanto as pessoas quanto as marcas, migraram para outros setores”, comenta o CEO da companhia.
Mesmo assim, Grendene ressalta que o publicitário que conseguisse trazer personalidades políticas como, por exemplo, o presidente Lula hoje, para fazer publicidade colheria os frutos de um legado duradouro. Em sua época, foi isso que Vulcabras e Olivetto fizeram e colheram os frutos desde então. Além de dobrar as vendas do modelo 752 de sapatos masculinos, outros benefícios desse trabalho foram o reconhecimento de marca e a notoriedade do negócio com o público.
Recordista de comerciais gravados, segundo o Guinness Book, o personagem “Garoto Bombril”, criado por Olivetto e Petit, marcou época na publicidade. Na redes sociais, a Bombril divulgou uma nota sobre o publicitário: “A Bombril homenageia Washington Olivetto, mestre da publicidade brasileira e criador do icônico Garoto Bombril [interpretado pelo ator Carlinhos Moreno]. Sua criatividade e visão inovadora foram fundamentais para a construção da nossa marca e deixaram um legado duradouro na cultura brasileira”.
E a nota continua: “Agradecemos por toda contribuição e pela inspiração que proporcionou a tantas gerações. Nossos sentimentos à família e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Washington descanse em paz. O seu espírito criativo sempre nos guiará”.Nas redes sociais, a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, escreveu: “Tristeza me invadiu com essa notícia. Seu legado é imenso e permanecerá para sempre”. Em uma mensagem semelhante, o cofundador e CEO da Reseva, Rony Meisler, também ressaltou o impacto da morte de Olivetto na publicidade. Além disso, a fabricante de peças para automóveis Cofap – para a qual Olivetto também criou campanhas icônicas – também agradeceu a participação do publicitário na criação do mascote da marca, o Cofapinho.
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano