Assinar

O legado de Washington Olivetto na visão dos anunciantes

Buscar

O legado de Washington Olivetto na visão dos anunciantes

Buscar
Publicidade
Marketing

O legado de Washington Olivetto na visão dos anunciantes

De Bombril e Cofap à Valisère e Vulcabras, o publicitário construiu, ao longo de quatro décadas, um relacionamento estreito com o mercado


17 de outubro de 2024 - 6h00

Washington Olivetto durante a cerimônia do Prêmio Caboré de 2001 (Crédito: Acervo)

Washington Olivetto durante a cerimônia do Prêmio Caboré de 2001 (Crédito: Acervo)

Atualizada às 12h00

No domingo passado, 13, o publicitário Washington Olivetto faleceu e deixou um legado de relacionamentos com os anunciantes, inclusive, sendo o responsável pela criação de diversos personagens e mascotes para as marcas, como o “Garoto Bombril” ou o “Cofapinho”. Ao longo desta semana, tanto os dirigentes e executivos de empresas quanto as marcas relembraram o legado de Olivetto para seus negócios.

Segundo Ivo Rosset, CEO do Grupo Rosset, a ideia para a campanha “Primeiro Sutiã” surgiu pelas próprias mãos de Olivetto. Na época, já com uma história de 50 anos no mercado, a Valisère havia sido adquirida pela Rosset. De fato, conta o executivo, a marca precisava ser rejuvenescida. O “Primeiro Sutiã” ganhou o Leão de Ouro em Cannes, o Clio, de Nova York, e foi considerado pela Tokyo Television Network como o melhor comercial do mundo em 1987.

“Ele era genial, as coisas fluíam de forma natural. O time da agência era muito ambicioso e abraçou o projeto. A história era forte, comovente, divertida e o slogan maravilhoso. Grudou na cabeça do brasileiro e até hoje é um marco cultural”, avalia. Além disso, Rosset destaca como aquela estratégia conversou com os anseios de milhões de mulheres em todo o Brasil.

Ao mesmo tempo, o filme triplicou as vendas dos produtos da marca em meio ano, período em que a campanha ficou no ar. Ao longo de três anos a Valisère continuou trabalhando com Olivetto em peças que se desdobraram a partir da primeira campanha.

Como Olivetto convenceu Brizola e Maluf a estrelar uma campanha de sapatos?

Considerado como o “garoto prodígio da publicidade brasileira”, Washington Olivetto convenceu Leonel Brizola e Paulo Maluf a estrelarem as campanhas de sapatos masculinos da Vulcabras. Em 1989, o Brasil estava em efervescência política e social, em razão da promulgação da nova Constituição Federal no ano anterior. Segundo Pedro Grendene, CEO da Vulcabras e cofundador do grupo Grendene, trabalhar com Olivetto reverberou em todo o processo da empresa, da publicidade aos negócios e às relações humanas.

Segundo Grendene, por mais de 20 anos a W/Brasil foi responsável pelas estratégias de marketing tanto de Vulcabras quanto de Grendene. Além dos políticos, a agência criou filmes com Hebe Camargo e o então presidente do Corinthians, Vicente Matheus. “A conta de Vulcabras nunca deixou Olivetto e a W/Brasil, mas o modelo de fazer publicidade se modernizou e as redes sociais dominaram. O prestígio do sapato social decaiu e, tanto as pessoas quanto as marcas, migraram para outros setores”, comenta o CEO da companhia.

Mesmo assim, Grendene ressalta que o publicitário que conseguisse trazer personalidades políticas como, por exemplo, o presidente Lula hoje, para fazer publicidade colheria os frutos de um legado duradouro. Em sua época, foi isso que Vulcabras e Olivetto fizeram e colheram os frutos desde então. Além de dobrar as vendas do modelo 752 de sapatos masculinos, outros benefícios desse trabalho foram o reconhecimento de marca e a notoriedade do negócio com o público.

Como as marcas se envolveram com Olivetto?

Recordista de comerciais gravados, segundo o Guinness Book, o personagem “Garoto Bombril”, criado por Olivetto e Petit, marcou época na publicidade. Na redes sociais, a Bombril divulgou uma nota sobre o publicitário: “A Bombril homenageia Washington Olivetto, mestre da publicidade brasileira e criador do icônico Garoto Bombril [interpretado pelo ator Carlinhos Moreno]. Sua criatividade e visão inovadora foram fundamentais para a construção da nossa marca e deixaram um legado duradouro na cultura brasileira”.

 E a nota continua: “Agradecemos por toda contribuição e pela inspiração que proporcionou a tantas gerações. Nossos sentimentos à família e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Washington descanse em paz. O seu espírito criativo sempre nos guiará”.

Nas redes sociais, a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, escreveu: “Tristeza me invadiu com essa notícia. Seu legado é imenso e permanecerá para sempre”. Em uma mensagem semelhante, o cofundador e CEO da Reseva, Rony Meisler, também ressaltou o impacto da morte de Olivetto na publicidade. Além disso, a fabricante de peças para automóveis Cofap – para a qual Olivetto também criou campanhas icônicas – também agradeceu a participação do publicitário na criação do mascote da marca, o Cofapinho.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Corinthians homenageará Olivetto, criador da Democracia Corinthiana

    Corinthians homenageará Olivetto, criador da Democracia Corinthiana

    Clube paulista terá vídeo no telão, bandeirões especiais e patch especial na camisa para homenagear publicitário

  • Estudos questionam eficácia da atenção para resultados de marca

    Estudos questionam eficácia da atenção para resultados de marca

    Pesquisa da Kroger e ARF descobre que atenção não impulsiona crescimento de vendas, apesar da crença de profissionais de marketing nisso