O melhor branded content de 2015
De Netflix e Wall Street Journal a GE e New York Times, conheça as 10 melhores parcerias entre marcas e veículos no ano
De Netflix e Wall Street Journal a GE e New York Times, conheça as 10 melhores parcerias entre marcas e veículos no ano
Meio & Mensagem
14 de dezembro de 2015 - 5h34
(*) Por Jerrid Grimm, do Advertising Age
Dizer que o conteúdo nativo tem crescido desde o ano passado seria um eufemismo. Em 2014, o Pressboard analisou 1.500 projetos para nossa lista ‘dos melhores’ – este ano foram cerca de 7.000. Para se ter uma ideia da dimensão da coisa, tivemos que comprar kits de Realidade Virtual só para avaliar alguns inscritos.
2015 foi o ano em que o conteúdo nativo mudou de experimental para fundamental, e quase todas as grandes editoras e marcas descobriram o poder das histórias em vez de anúncios. Eis algumas das melhores dos últimos 12 meses.
1. Netflix + The Wall Street Journal: Cocainenomics
Netflix não está apenas transformando o cenário da televisão – ele também está mudando a maneira com a qual os editores constroem seus programas de conteúdo nativo. Primeiro foi o New York Times e a série "Orange is The New Black"; depois, a revista americana “Wired” e "TV Got Better”. Agora, é “Narcos". O Netflix fez uma parceria com o The Wall Street Journal para criar uma experiência incrivelmente envolvente impulsionada por uma ideia – contar a história de Pablo Escobar e o cartel de Medellín através de uma lente de negócios e economia. Foram cerca quatro mil palavras apoiadas por mapas interativos, vídeos personalizados e um quiz sobre Escobar que foi jogado mais de 500 mil vezes. Considere-o “El Patron” da conteúdo nativo.
2. Nokia + Wired: #MakeTechHuman
A Nokia pode ter vendido o negócio de telefonia para a Microsoft, mas a companhia ainda está procura resolver alguns problemas globais graves. A parceria de um ano com a revista Wired, intitulada #MakeTechHuman, explora temas como privacidade, inteligência artificial, conexão e igualdade. A peça de resistência é a Reddit Ask Me Anything (AMA) com ninguém menos que o professor Stephen Hawking, que ainda continua como um dos AMAs mais populares da história de Reddit.
3. Tabasco + Thrillist: Boldest Grilling Guide
Os homens recorrem ao guia Thrillist para encontrar o que comer, beber e comprar. Aproveitando essa influência, a Tabasco fez uma parceria com o Thrillist para criar o "Guia do churrasco mais audacioso" – um livro de receitas digital para o homem que ama fazer churrasco. O hub de conteúdo personalizado vem acompanhado de, bem, acompanhamentos. Os acompanhamentos são selecionados pela curadoria de alguns dos melhores restaurantes e chefs do país e divididos em passo a passo simples para os não-chefs.
4. Mini + Fast Company: The New Magic
Para promover o lançamento dos filmes de Realidade Virtual Mini “Backwater” e “Real Memories”, o hub de conteúdo The New Magic explora as próximas aplicações de realidade virtual e o que isso significa para o futuro do entretenimento, educação, saúde e jornalismo. A série de seis episódios inclui aulas de história, entrevistas com pioneiros em VR e uma exploração dos efeitos emocionais e empáticos de estar imerso nas notícias, em vez de simplesmente assisti-las.
5. Clorox + Huffington Post: Don’t Stress the Mess
Combinando vídeos personalizados, quizzes e um viciante "Quem fez a bagunça, o cachorro ou a criança?" clique e saiba, este programa abrange as bagunças da vida por meio de uma combinação de brand content e curadoria editorial do HuffPost.
6. Cathay Pacific + Mashable: #OneDayOffline
Ninguém é mais consciente de quanto nossas vidas estão se movimentando online do que o Mashable. Sua parceria com a Cathay Pacific explorou o que as pessoas fariam com um #OneDayOffline. Pessoas vieram de todo o mundo para uma desintoxicação digital no norte do estado de Nova York, onde eles comeram, beberam e colheram maçãs – que não tinham nada a ver com o Mac. O conteúdo já conseguiu mais de 4,5 mil de compartilhamentos.
7. Ford + Hearst: The Code
A Hearst aproveitou todo seu torque para trazer "Built Ford Tough" para a vida. Ao longo de um período de nove meses, uma equipe de editores dedicados criou mais de 120 peças de conteúdo original detalhando as habilidades e ferramentas que cada homem deve ter. Com o nome de "O Código", o programa editorial passou por Car and Driver, Esquire, Popular Mechanics e Road & Track.
8. Hulu + Gawker: Dificult People
O branded content tende a ser extremamente positivo por natureza, com muito poucas marcas procurando associar-se com temas polêmicos ou negativos. Isso não pode ser dito, no entanto, para a parceria de Hulu e Gawker para promover a série original "Pessoas Difíceis". O programa de conteúdo apresenta histórias como "os piores lugares de Nova York e os idiotas que vivem lá" e um vídeo original estrelando "Os nojentos", dando conselhos de relacionamento indesejados que todo casal feliz precisa.
9. Revlon + Refinery29: Signs of Love
A parceria de um ano da Revlon com um dos mais temas mais populares da Refinery29 – astrologia. A série combina amor de horóscopos com looks de maquiagem, linda fotografia e vídeo ‘como se faz’. O conteúdo se encaixa muito bem com a tarifa normal da Refinery29 e a estratégia "Love Is On", da Revlon.
10. GE + New York Times: How Nature is Inspiring Our Industrial Future
Não seria uma lista dos melhores sem a GE. A cada ano, a marca eleva o nível benchmark mais alto, e 2015 não foi exceção. A parceria da GE com o New York Times revela como os cientistas da GE estudam asas de borboleta para desenvolver sensores melhores, pega ideias de barbatanas de baleia para os motores a jato e explora como as escolas de pesca podem ajudar a construir parques eólicos melhores. A campanha vai bem mais além de palavras com as filmagens de um vídeo personalizado de realidade virtual. Esta foi a campanha 100ª da TBrand, agência de conteúdo do NYT, e Sebastian Tomich, VP de publicidade e inovação do The New York Times, me disse que "nada marca a mais nossa jornada do que produzir um filme com a GE, que está no topo da tecnologia de vídeo".
Tradução: Amanda Boucault
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca