O que está por trás da expansão das Salas VIP nos aeroportos?
Na busca por estreitar vínculos com cliente de alta renda, Nubank, Bradesco, Itaú investem em sofisticação ao inaugurarem Salas VIP em aeroportos brasileiros
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Amanda Schnaider
11 de março de 2025 - 6h05
Instituições financeiras estão investindo cada vez mais na abertura de Salas VIP por aeroportos do Brasil. Somente no último mês, Bradesco e Nubank inauguraram seus espaços exclusivos para clientes de alta renda em aeroportos de São Paulo, enquanto Itaú Unibanco planeja abrir um no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, ainda no primeiro semestre de 2025.
Os aeroportos também estão criando cada vez mais espaço para essas iniciativas dos bancos e bandeiras de cartão de crédito. Nos últimos cinco anos, o Aeroporto de Guarulhos, por exemplo, passou de 12 salas, em 2019, para 25, em 2024.
Sala VIP do Nubank no Aeroporto de Guarulhos conta com para drinks e refeições preparados em parceria com o Grupo Charlô (Crédito: Divulgação)
Proporcionar uma experiência única e diferenciada para seus clientes de alta renda, assim como estreitar o vínculo com eles, são os principais objetivos das empresas com esses investimentos. “Nosso compromisso é proporcionar um espaço de conforto e exclusividade, alinhado às necessidades dos nossos clientes”, diz Adriana dos Santos, diretora do Itaú Personnalité.
Na visão de Ana Karina Scarlato, vice-presidente de produtos e inovação da Mastercard Brasil, as salas VIP transcenderam seu papel original de simples áreas de espera, consolidando-se como espaços estratégicos de bem-estar. “Com os consumidores priorizando cada vez mais as experiências, oferecer serviços premium mais sofisticados, como as estações de trabalho e espaço gourmet, nos permite ter uma ampla gama de benefícios, que atendem às mais diversas situações dos viajantes, desde o momento de chegada ao aeroporto”, reforça.
No entanto, a profusão desses ambientes no mercado tem gerado alguns problemas e desconfortos para os próprios usuários, que têm reclamado de Salas VIPs muito lotadas e com longas filas de espera para entrar. De olho nisso, muitas dessas companhias estão apostando na ampliação e aprimoramento de seus espaços.
A Visa, por exemplo, inaugurou o Visa Infinite Lounge em 2022 e, em 2024, realizou uma expansão do espaço, dobrando sua capacidade. “Aplicamos os aprendizados e insights que coletamos nos dois primeiros anos de operação”, pontua a vice-presidente de marketing da empresa, Carla Mita.
Além disso, para aprimorar a experiência de acesso ao local, em 2024, a Visa lançou a Fila Virtual, que avisa, por e-mail ou SMS, os portadores de cartões Visa Infinite, que realizaram um check-in por meio de um QR Code, de sua vez de entrar.
A lotação das salas foi a principal preocupação do Nubank ou desenvolver o projeto do Nubank Ultravioleta Lounge, com 1.000 metros quadrados de área útil, distribuídos em três andares. A Sala VIP do banco tem capacidade para receber 185 pessoas, número que, segundo Juliana Roschel, diretora geral de marketing do Nubank Brasil, é considerado ideal para proporcionar conforto as clientes. “Além disso, o acesso é feito de forma simples e rápida pelo aplicativo do Nubank para evitar qualquer fricção na hora da entrada”, complementa a executiva.
A Mastercard, que possui três salas VIP no Aeroporto de Guarulhos: Sala VIP Lounge, a “The Club by Mastercard Black” e o Lounge Mastercard Black, está trabalhando para aprimorar o serviço e o atendimento das Salas VIP nos horários de maior movimento no aeroporto, conforme revela Ana Karina. Outra iniciativa da Mastercard para oferecer mais comodidade e aumentar a capacidade de atendimento é a ampliação da The Club ainda neste semestre, que triplicará de tamanho.
As Salas VIP têm sido um atrativo importante na adesão de clientes de alta renda para as instituições financeiras, então a diferenciação desses espaços é fundamental para atingir bons resultados.
Em seus estudos de mercado, Juliana revela que o Nubank chegou à conclusão de que as salas VIP eram muito padronizadas e não atendiam, de fato, às necessidades de diferentes perfis de viajantes. “Por isso, pensamos o espaço do Nubank Ultravioleta Lounge para que a viagem dos nossos clientes Ultravioleta comece antes mesmo de entrarem no avião”, comenta a executiva.
Para isso, o diferencial do espaço do banco é a hospitalidade, segundo Juliana, uma vez que a direção artística é da arquiteta de interiores e designer francesa Delphine Araxi, responsável também pelo gerenciamento e curadoria de arte e design de interiores do Hotel Rosewood, em São Paulo.
Visando entregar uma experiência 5 estrelas para os diferentes perfis de viajantes, a sala VIP do Nubank conta com sala de jogos para as crianças, sala de amamentação, fraldário e banheiro infantil, além de espaços dedicados a estudo e trabalho. Para a experiência gastronômica, o banco fechou parcerias com o Grupo Charlô para drinks e refeições e com o Santo Grão para cafés especiais.
A diferenciação do Itaú Personnalité se dá por uma experiência que começa desde a preparação da viagem, passando pelo Valet no aeroporto, até a sala, de fato. “Além disso, contamos com um ecossistema completo de soluções, como câmbio, seguros e conta internacional, garantindo que nossos clientes tenham suporte de ponta a ponta”, conta a executiva do banco.
O Itaú também vem realizando melhorias em seu ecossistema de viagem. Em janeiro de 2025, inaugurou serviço exclusivo de Valet no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, que pode ser utilizado sem custo adicional pelos clientes Itaú a partir do nível 3 do programa Minhas antagens. “Em breve, essa mesma experiência estará disponível no Terminal 2”, revela Adriana.
Por ser uma bandeira e não um banco, um dos principais atrativos e diferenciais da Mastercard é dar acesso a outras Salas VIP em mais de 120 países, aproximadamente 1.600 lounges, por meio da parceria com o programa LoungeKey, parte do Mastercard Airport Experiences, para portadores de cartões Mastercard Black ativos.
O programa ainda dá acesso a lounges alternativos que não são salas VIP, mas são, por exemplo, restaurantes e spas participantes. “O benefício se estende para outros estabelecimentos, como desconto em lojas dentro do aeroporto”, completa a executiva da Mastercard.
Um dos maiores diferenciais da Visa também vai além das Salas VIP, é o Visa Infinite Fast Pass, que oferece uma fila exclusiva para o acesso ao raio-X nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. “Em São Paulo, já ultrapassamos a marca de 1 milhão de acessos em menos de dois anos de implementação, e em dezembro de 2024 registramos um aumento de 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior”, ressalta Carla.
Já o maior diferencial do Visa Infinite Lounge é o serviço Visa Concierge in loco, que auxilia os viajantes em reservas de restaurantes, locação de veículos, compra de ingressos para atrações turísticas, entre outras facilidades.
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