O que está por trás do rosto nas embalagens de Coca-Cola
A impressão da imagem de Warren Buffett em garrafas e latas da bebida na China, além de inédita, expressa a flexibilidade da marca em mercados específicos
O que está por trás do rosto nas embalagens de Coca-Cola
BuscarO que está por trás do rosto nas embalagens de Coca-Cola
BuscarA impressão da imagem de Warren Buffett em garrafas e latas da bebida na China, além de inédita, expressa a flexibilidade da marca em mercados específicos
Luiz Gustavo Pacete
11 de abril de 2017 - 9h16
Qual seria sua reação se, ao sair para comprar uma Coca-Cola, se deparasse com o rosto de Jorge Paulo Lemann, Joseph Safra, ou qualquer outro bilionário brasileiro com o rosto estampado na embalagem? Na China, isso tornou-se algo real na semana passada, após a marca anunciar embalagens especiais de Cherry Coke com o rosto de Warren Buffett, megainvestidor americano e um dos homens mais ricos do mundo.
De acordo com a empresa, o objetivo era promover o novo sabor do produto na China. A internet até chegou a pensar que era uma piada daquelas de 1º de abril, mas se tratava de algo real. Por estranho que pareça, Linda Steele, da Associação Comercial Chinesa de Nebraska, disse, ao Advertising Age, que faz todo sentido essa ação na China. “Warren Buffett é um mito para os chineses por sua capacidade de gerar riquezas e, com certeza, seu rosto nas embalagens faz todo sentido”, disse Linda.
Marcos Bedendo. Sócio consultor na Brandwagon, consultoria de branding e inovação, reforça que, no Brasil, tal ação soaria estranha, mas na China ela faz sentido. “A Ásia, e a China em especial, tem uma cultura que em alguns pontos são bastante diferentes das ocidentais. O Warren Buffett é idolatrado por lá. Mas de qualquer maneira, ainda que seja, parece estranho visto as estratégias mais comuns da Coca-Cola. No contexto chinês, pode não ser, mas também não parece retratar os valores globais da marca”, diz Bedendo.
Apesar do sucesso entre os chineses, o rosto de Buffett nas embalagens faz ainda mais sentido se considerar que ele é o maior acionista individual da Coca-Cola possuindo mais de 400 milhões de ações e, com muita frequência, aparece tomando o produto e expondo sua apreciação pela bebida. Mais do que um grande investidor, Buffett é presidente do conselho da Berkshire Hathaway, empresa que é um dos maiores acionistas da marca de alimentos Heinz e um grande parceiro de negócios do brasileiro Jorge Paulo Lemann.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros