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O que os brasileiros mais compram online?

Levantamento da NZN Intelligence revela que, mesmo depois da reabertura do comércio físico, 64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet


21 de setembro de 2022 - 6h01

Os aparelhos eletrônicos são os itens mais comprados pelos brasileiros na internet. De acordo com pesquisa realizada pela NZN Intelligence, em agosto de 2022, 60,8% dos respondentes compram eletrônicos pelo e-commerce. Roupas, sapatos e acessórios aparecem em segundo lugar, com 42,4%, os eletrodomésticos vêm logo em seguida com 34,8%.

Além disso, produtos para casa (decoração) (22,5%), viagens (19,7%), produtos de beleza (18,8%), móveis (16,4%), artigos esportivos (16%), alimentos (14.9%) e produtos de limpeza (6,8%) também estão entre os bens de consumo adquiridos pelos brasileiros no e-commerce. Vale destacar que os participantes da pesquisa puderam escolher mais de uma opção por resposta.

 

64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet

64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet (crédito: Kite Rin/shutterstock)

O levantamento ainda revela que, mesmo depois da reabertura do comércio físico após o fechamento em decorrência da pandemia de Covid-19, 64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet. O estudo também mostra que 32% dos entrevistados disseram que “aumentou bastante” as compras via comércio eletrônico, sendo que 27% disseram que “pouco aumentou”, 26% permaneceram o mesmo e 15% diminuíram.

Por que comprar online?

Para 60,5% dos respondentes da pesquisa, a comodidade, a praticidade e os preços atrativos são os principais motivos que levam a essa preferência, depois vem a possibilidade de conferir avaliações de outras pessoas (33,7%) e variedade de lojas (30,5%). Por outro lado, para aqueles que optam por efetuar suas compras em lojas físicas o que é consideração são fatores como a possibilidade de ver ou experimentar o produto (48%), a pronta entrega (39%), a isenção de frete (27%) e o medo de comprar em lojas online (9%).

Apesar disso, dentre aqueles que preferem o comércio eletrônico, 87% alegam pesquisar antes de efetuar o pagamento, sendo que a maioria busca por informações em avaliações de outros usuários e em sites especializados. A pesquisa também revela que para 70% dos brasileiros esperam que especificações técnicas dos produtos nos anúncios de lojas online. Enquanto isso, 53% leva em conta as avaliações de outros consumidores, 35% buscam os prós e contras; 24% querem ter acesso ao manual e uso, e 16% preferem se informar pelo FAQ.

Ainda de acordo com o levantamento, 37% dos respondentes disseram estar dispostos a gastar mais de R$ 300 em compras online por mês; para 19%, esse valor varia de R$ 150 a R$ 300; 17% gastariam até R$50; 14% consideram uma quantia entre R$50 e R$100; e 13% gastariam de R$100 e R$150.

Metodologia da pesquisa

Realizada de 8 a 11 de agosto de 2022, por meio de formulário no site TecMundo, uma das verticais proprietárias da NZN, a pesquisa obteve 438.133 visualizações, com 543 respostas. O estudo coletou dados demográficos de idade, gênero e escolaridade, além de respostas específicas sobre mercado e consumo. Dentre os respondentes da pesquisa, 68% se declaram do gênero masculino, 20% do feminino e 10% preferiram não responder. Já quanto à faixa etária, 33% estão entre 18 a 24 anos; 25% entre 25 e 34 anos; 16% têm entre 35 e 44 anos; 12% estão na faixa entre 45 a 54 anos; 8% tem entre 55 a 64 anos; e 6% tem mais de 65 anos.  Em relação escolaridade, 43% estudaram até a graduação; 33% até o Ensino Médio; 15% fizeram Mestrado/Doutorado (15%) e 9% estudou até o Ensino Fundamental.

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