Assinar

O que são scale-ups e como elas podem ajudar na crise

Buscar

O que são scale-ups e como elas podem ajudar na crise

Buscar
Publicidade
Marketing

O que são scale-ups e como elas podem ajudar na crise

Endeavor convoca empresas de alto crescimento para trazerem soluções ao setor de alimentos e bebidas, em parceria com Nestlé e o Grupo Pão de Açúcar


20 de maio de 2020 - 6h00

A Endeavor renovou, recentemente, seu programa Scale-Up Endeavor Alimentos e Bebidas, em parceria com a Nestlé e o Grupo Pão de Açúcar. O objetivo do projeto é desenvolver scale-ups que possam encontrar soluções para o segmento. As scale-ups fazem parte do grupo de empresas de alto crescimento (EACs). Hoje, no Brasil, elas representam 0,5% das empresas em atividade, mas são responsáveis por gerar 70% dos novos empregos no país (IBGE, 2018).

De acordo com Victor Xavier, gerente do Scale-Up Endeavor, esse perfil de empresa já tem maturidade, com o produto validado no mercado e hoje, enfrenta a dor de escalar o negócio.”Já as startups, estão entendendo qual o melhor produto para o mercado ou qual o melhor modelo de negócio para a empresa. Sendo assim, o que as diferencia é o momento de escala e validação de modelo de negócio.”

“Estamos vendo muitas empresas que iniciaram o produto quando a onda de ‘wellness’ e hábitos mais saudáveis começou de forma mais massiva, e agora, alguns anos depois, muitas dessas empresas estão se consolidando e ganhando relevância no mercado. É super relevante essas duas corporações apoiarem o ecossistema neste momento, se colocando como apoio para os empreendedores. Elas são decisivas para a construção do que vem pela frente e capazes de devolver respostas rápidas que podem ajudar empreendedores a destravarem inúmeras frentes de seus negócios, como acesso a clientes e mercados, por exemplo”, observa Xavier.

Especialmente nesse momento, essas empresas podem ajudar o mercado a lidar com o cenário de incerteza. “Sem saber ao certo como serão os hábitos de consumo, como as pessoas vão se colocar, por exemplo, o relacionamento com a scale-up tem muito a agregar para essas empresas – estimulando a mentalidade de teste. Por meio da inovação aberta – em parceria com as scale-ups e startups, as corporações ficam estimuladas a testar formatos novos, diferentes iniciativas e desenvolvem a habilidade de testar e falhar de forma mais ágil”, diz Xavier.

Segundo o gerente do Scale-Up Endeavor, os testes também auxiliam na validação das iniciativas e na sua continuidade ou mudança de rota, em uma visão a longo prazo ou se a iniciativa pode ser escalada, por exemplo. “Como resultado, vemos que as grandes empresas aprendem também como trazer essa inovação para dentro da corporação – mais rapidamente, mais barata e em um número muito maior.”

A cadeia de alimentos e bebidas no Brasil possui quase sete milhões de pequenos produtores, pequenos negócios e grandes empresas que se conectam e se configuram conforme as necessidades específicas de mercados e territórios. O faturamento combinado do setor alimentício representa 9,6% do total do PIB, com receita de R$656 bilhões em 2018, segundo o Sebrae. Veja cinco tendências para o mercado de alimentos e bebidas mapeadas pela Endeavor:

Visão mais holística do mundo tem ampliado a atenção para questões como ética, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa na indústria.

Alimentos plant-based alinhados com a diminuição de consumo de carne e alimentos provenientes de animais.

Na tendência “Proudly Local, Going Global”, a Euromonitor também identifica uma preferência dos consumidores por produtos locais.

O entendimento mais holístico da saúde e bem-estar seguirá inspirando os consumidores a procurar produtos que os ajudem a melhorar o humor e a saúde do cérebro, dentro do conceito de mood food.

Experiência de consumo e personalização na embalagem, cores e textura.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas