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O valor do mito: 35 anos sem Elvis

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O valor do mito: 35 anos sem Elvis

Mesmo após a morte do cantor e ator, a marca do rei do rock continua viva e vendedora


1 de agosto de 2012 - 11h24

O talento e o carisma o consagraram mundialmente como o Rei do Rock. O falecimento com apenas 42 anos, em 1977, pôs fim à carreira do astro, mas não diminuiu o entusiasmo e o fascínio dos fãs de todas as gerações. Os números são prova disso. Elvis Presley é o recordista mundial de venda de discos com mais de um bilhão de unidades comercializadas; Graceland, mansão em Memphis onde morou por quase 20 anos, é a segunda casa mais visitada do mundo — mais de 700 mil pessoas passam lá por ano —, atrás apenas da Casa Branca; e a imagem do cantor e ator está presente em mais de 20 mil produtos licenciados.

Definitivamente, Elvis não morreu e continua atraindo grandes marcas e faturando alto. Na lista de novos produtos do rei estão uma máquina jackpot de casino, criada pela International Game Technology (IGT); o violão Elvis Kingman, da Fender; um modelo em miniatura da Ferrari Dino 308 GT4 — carro que Elvis possuía —, da Mattel Elite; a versão Aloha from Hawaii Mr. Potato Head, da PPW Toys; objetos de decoração de Natal, da Precious Moments; e uma edição limitada da American Icon t-shirt, da Tommy Hilfiger.

“Todas as empresas que procuram a associação da marca estão em busca de algo atraente para seu público, e Elvis é um ícone que é imediatamente reconhecido em todo o mundo e representa a música”, conta Jack Soden, presidente e CEO da Elvis Presley Enterprises (EPE), empresa que cuida do legado do artista. “O programa de licenciamento mundial continua crescendo com centenas de novos produtos sendo lançados por mais de 260 licenciados oficiais ao redor do globo. O resultado engloba ainda a nova e significante atividade dos sete agentes internacionais, incluindo um no Brasil, ainda em negociação, bem como o crescimento das licenças domésticas nos Estados Unidos”, complementa, sem divulgar valores.

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O Rei no Brasil

Em meio ao 35o aniversário de morte do artista, celebrado em agosto, o Brasil será palco de uma ação inédita idealizada pela agência de entretenimento 2Share e realizada em parceria com a EPE. Trata-se da Elvis Experience Brasil, exposição que reunirá mais de 500 objetos pessoais, documentos e fotos vindos diretamente do acervo de Graceland, como o MG vermelho utilizado no filme Feitiço Havaiano (Blue Hawaii, de 1961), um telefone folheado a ouro e seu famoso figurino American Eagle, utilizado no primeiro concerto transmitido via satélite em 1973. Veja fotos abaixo. A mostra, a maior já feita fora dos Estados Unidos, ocorrerá numa tenda climatizada de 2,2 mil metros quadrados instalada no Shopping Eldorado, na capital paulista.

O espaço terá 17 ambientes que contarão a história do mito, desde a infância até o sucesso, passando pela carreira militar, as participações no cinema e a vida em Graceland. “Será a maior e mais importante exposição sobre um músico jamais feita, pois não existe um acervo guardado e organizado como o de Graceland. Estamos extremamente empolgados com essa oportunidade fantástica”, conta Rafael­Reisman, presidente da 2Share. A exposição será inaugurada dia 5 de setembro, com a presença de Priscilla Presley, ex-esposa do astro, e ficará aberta ao público até novembro.

A parceria engloba ainda o Elvis Presley in Concert Brasil 2012, show com os músicos originais da banda do astro. A apresentação inclui a performance ao vivo dos antigos companheiros e a voz do próprio Elvis, remasterizada a partir de gravações originais. O palco contará ainda com um telão que exibirá imagens do cantor. Estão previstas três apresentações em São Paulo (nos dias 8, 9 e 10 de outubro, no Ginásio do Ibirapuera), uma em Brasília (no dia 6, no Ginásio Nilson Nelson) e outra no Rio de Janeiro (dia 11, no Maracanãzinho).

Tanto na exposição quanto nos shows­ serão montadas lojas com produtos licenciados pela EPE. O portfólio inclui 300 produtos diferentes, como livros, discos raros, DVDs, chaveiros, copos, bonés, linhas de roupas e capacetes de moto. Ao todo, a empresa trará seis contêineres com 60 mil produtos para o Brasil. O espaço de vendas na exposição terá 200 metros quadrados. “Será a maior loja fora de Graceland”, comenta Reisman.

O investimento total da 2Share no projeto é de R$ 12 milhões e a expectativa é a de que os eventos movimentem cerca de R$ 50 milhões. São esperadas 350 mil pessoas na exposição e 60 mil nos shows. O plano comercial conta com uma cota de apresentador, três cotas de patrocinador e quatro de apoiador. Os valores variam de R$ 500 mil a R$ 2,5 milhões. A organização já tem Alfa FM, Antena 1, Caras, Folha de S. Paulo, JB FM, Rolling Stone e UOL como parceiros de mídia.

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