Omo conquista prêmio máximo do Top of Mind
Marca da Unilever levou sozinha o título “Top do Top”, que vinha sendo compartilhado entre algumas marcas nas últimas edições
Marca da Unilever levou sozinha o título “Top do Top”, que vinha sendo compartilhado entre algumas marcas nas últimas edições
Meio & Mensagem
30 de outubro de 2019 - 12h22
Na noite desta terça-feira, 29, o Datafolha e a Folha de S. Paulo divulgaram o resultado da 29ª edição do Prêmio Folha Top of Mind. A premiação avalia as marcas com melhor lembrança na mente dos consumidores em 64 segmentos.
Em 2019, a marca de sabão OMO, da Unilever, fez história segundo os organizadores do Top of Mind. Isso porque havia 20 anos que nenhuma marca leva sozinha a premiação máxima. Além disso, desde 2013 o prêmio da categoria vinha sendo dividida entre quatro vencedoras. A última fez que alguém tinha vencido o Top do Top isoladamente tinha sido a própria marca OMO.
Todo o imbróglio político dos últimos anos parece não ter afetado a percepção do consumidor quanto à Petrobras. A companhia conquistou pela quarta vez o título de “Marca que representa o Brasil”. O maior número de citações veio de homens, com maior escolaridade e renda.
Já Ypê e Natura dividiram, pelo segundo ano, o título na categoria “Preservação do Meio Ambiente”. Em “Inovação” a vencedora foi a Samsung, que também dividiu com OMO o prêmio da categoria “Confiança” (veja abaixo a lista completa de vencedores).
O Top of Mind é resultado de pesquisas realizadas pelo Datafolha em 197 municípios de todas as regiões do Brasil. Foram ouvidas 6.618 pessoas acima de 16 anos, em entrevistas realizadas de 30 de julho a 6 de agosto.
ESPECIAIS
Top do Top: Omo
Marca que representa o Brasil: Petrobras
Preservação do meio ambiente: Ypê e Natura
Inovação: Samsung
Confiança: Samsung e Omo
Performance: Samsung
Top Feminino: Risqué
Top Masculino: Pirelli
CATEGORIAS
Adoçante: Zero Cal
Aveia: Quaker
Batata palha: Elma Chips e Yoki
Cereal matinal: Kellogg’s, Nescau, Sucrilhos e Nestlé
Iogurte grego: Vigor e Danone
Leite: Ninho
Margarina: Qualy
Molho de tomate: Elefante
Pratos congelados: Sadia
Requeijão: Vigor
LIMPEZA
Detergente: Ypê
Limpador multiuso: Veja
CASA
Louças e metais sanitários: Deca
Tinta de parede: Suvinil
COMPRAS
Caneta: Bic
Loja de móveis e eletrodomésticos: Casas Bahia
Site de compras: Mercado Livre
Supermercado: Extra e Carrefour
COMUNICAÇÃO
Operadora de banda larga de internet: Vivo
Operadora de telefone celular: Vivo
Operadora de TV por assinatura: SKY
Smartphone & Tablet: Samsung
ELETROELETRÔNICO
Aparelho de TV: Samsung
Barbeador elétrico: Phillips e Gillette
Chuveiro elétrico: Lorenzetti
Ferro de passar: Black & Decker
Geladeira: Consul
Máquina de lavar: Brastemp
FINANÇAS
Aplicativo de banco: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal
Banco: Banco do Brasil
Cartão de crédito: Visa
Plano de Saúde: Unimed
Poupança: Caixa Econômica Federal
Seguro: Porto Seguro e Bradesco
HIGIENE & BELEZA
Absorvente feminino: Sempre Livre
Aparelho de barbear: Gillette
Camisinha: Jontex
Esmalte de unha: Risqué
Hidratante: Monange
Pasta de dente: Colgate
Protetor solar: Sundown
MEDICAMENTOS
Medicamento genérico: Medley e Neo Química
TRANSPORTE
Aplicativo de transporte: Uber
Caminhão: Mercedes-Benz
Carro: Volkswagen e Fiat
Combustível: Petrobras
Moto: Honda
Óleo lubrificante: Lubrax e Shell
Pneu: Pirelli
TURISMO
Agência de viagem: CVC
Companhia Aérea: Gol
DESTAQUES REGIONAIS
Destaque Centro-Oeste: Piracanjuba
Destaque Nordeste: Primor
Destaque Sudeste: Casas Bahia
Destaque Sul: Elefante
Destaque Norte: Deline e Líder Supermercados
Crédito da imagem no topo: Divulgação
Compartilhe
Veja também
Com Felipe Andreoli, Estapar anuncia reposicionamento
Segunda fase da campanha “Estapar é muito mais do que Estacionamento”, destaca os benefícios do app Zul+, que reúne os mais de 20 serviços da empresa
Quincy Jones: lenda no mundo da música e no das marcas
Produtor musical norte-americano participou de ações e campanhas para companhias como PepsiCo, AT&T, Audi e Apple