Onde está a Rey de Stars Wars?
Marcas ainda devem incluir a personagem nos produtos relacionados à saga
Marcas ainda devem incluir a personagem nos produtos relacionados à saga
Meio & Mensagem
7 de janeiro de 2016 - 9h00
(*) Por Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age
Ela pode ser a única esperança para a paz na Galáxia, mas já está desaparecida da maioria das prateleiras de brinquedos. Quando o filme Star Wars: O Despertar da Força estreou no mês passado, os fãs tiveram o prazer de conhecer Rey, a determinada e misteriosa protagonista feminina com habilidades de guerreira e o domínio do poder da Força.
A efervescência rapidamente dissipou quando a personagem foi excluída de um pacote de bonecos de vários personagens da Target e, mais recentemente, de uma versão do jogo Monopoly, da Hasbro. Uma busca pela Rey no site da Toys ‘R’ Us revela apenas oito resultados de produto. Kylo Ren, o vilão masculino do filme, gera 31. Alguns consumidores buscaram comprar os poucos produtos relacionados à Rey no eBay, onde bonecos de cerca de 10 cm estão sendo vendidos por mais de US$ 25.
A hashtag no Twitter #WheresRey gerou centenas de tuítes criticando a decisão de algumas marcas em excluir a Rey de seus produtos.
“Não se trata apenas das garotinhas precisarem ver que meninas podem ser heroínas, é que os meninos também precisam dessa mensagem", tuitou Derek Bruff. O professor contou em um post anterior que a personagem favorita de Star Wars de sua filha é Rey.
"O Monopoly de Star Wars foi lançado em setembro, meses antes do lançamento do filme, e Rey não foi incluída para evitar revelar um ponto chave da trama", disse uma porta-voz da filial da Hasbro. Ela também anunciou que a fabricante de brinquedos fará uma "mudança de marcha" para incluir a Rey no jogo ainda este ano.
"Nós sabemos que os fãs podem ficar desapontados de que a Rey não está incluída neste pacote exclusivo da Target, e compartilhamos esse feedback com nossa equipe de merchandising e parceiros fornecedores", disse uma porta-voz Target.
Naturalmente, esta não é a primeira vez que a Disney foi pega de surpresa com a demanda por personagens femininas fortes. Depois que a companhia lançou há três anos, os brinquedos voaram das prateleiras e os clientes tiveram que esperar a reposição. Da mesma forma, os varejistas tiveram que acompanhar a demanda mais forte do que o esperado para Doc McStuffins, uma série da Disney sobre uma menina que atua como uma médica de brinquedos.
Mas Chris Byrne, um consultor da indústria de brinquedos, e diretor de conteúdo da TTPM (Toys, Tots, Pets & More), disse que o planejamento de produtos para a indústria de brinquedos é mais uma arte do que uma ciência. Ele observou que, devido ao sigilo em torno do filme Star Wars, os fabricantes não realizaram exames prévios ou testes de audiência para ter uma ideia de qual mercadoria seria popular.
“É mais uma questão de variáveis do que qualquer tipo sabotagem de uma personagem feminina. A frustração de tentar acertar é apenas temporária – ela vai estar de volta ao estoque em breve e não há necessidade de espernear ou ranger os dentes para ter sua boneca da Rey”, aponta. Ele espera que a popularidade de Rey continue à medida que itens são lançados no mercado e reabastecidos – o frenesi Star Wars não vai passar, especialmente antes do lançamento em DVD, em meados deste ano.
Enquanto isso, as linhas de gênero entre os brinquedos colocados no mercado para meninos e meninas serão cada vez mais ténues, prevê Byrne. Ele observou que o fenômeno remonta à série animada da Nickelodeon da década de 1990 Rugrats, quando os meninos respondiam favoravelmente ao bullying da irmã mais velha que era esperado para entrar em ressonância com as meninas. Franquias recentes, como Jogos Vorazes também contribuíram para o fenômeno. "As personagens femininas são válidas para os meninos de hoje em dia – eles não veem a separação", analisa Byrne.
Os varejistas esperam estar prontos para a demanda de meninos e meninas nos próximos meses. A Toys ‘R’ Us acaba de lançar uma nova coleção da Lego dos Stars Wars em 1º de janeiro que inclui a Rey e a personagem feminina Capitã Phasma. Outros best-sellers incluem figurinos de Rey e Phasma. A Hasbro planeja lançar uma boneca de cinco e 30 centímetros de Rey ainda este mês, enquanto a Target também está aumentando as mercadorias relacionadas à personagem. "Na maioria das lojas, produtos com a Rey estão vendendo logo que chegam às prateleiras", disse uma porta-voz Target.
Tradução: Amanda Boucault
Compartilhe
Veja também
Campanha na Nigéria transforma amamentação em retorno financeiro
Como forma de combate aos tabus culturais que desencorajam a amamentação, iniciativa conscientiza sobre a importância do leite materno
Umbro une futebol e música em relançamento de blusa Drill
Peça foi usada pelo vocalista da banda Oasis durante apresentação do Maine Road, antigo estádio do Manchester City