Queima de estoque: os esforços do varejo nos primeiros dias de 2023
Com mega descontos, marcas tentam atrair consumidores após os gastos de Black Friday e festa de final de ano
Queima de estoque: os esforços do varejo nos primeiros dias de 2023
BuscarQueima de estoque: os esforços do varejo nos primeiros dias de 2023
BuscarCom mega descontos, marcas tentam atrair consumidores após os gastos de Black Friday e festa de final de ano
Caio Fulgêncio
6 de janeiro de 2023 - 14h29
Os primeiros dias do ano são, tradicionalmente, um período em que o varejo, nos mais diversos segmentos, investe em grandes liquidações. Passados os gastos de final de ano, como Black Friday e compras de Natal, as marcas empreendem esforços para atrair os clientes e, dessa forma, viabilizar a renovação dos estoques.
Ilca Sierra, chief experience marketing officer da Via, afirma que o primeiro mês do ano é um momento importante para manter o mercado aquecido. “A mega liquidação da Casas Bahia já é tradicional e tem como objetivo queimar o estoque dos produtos remanescentes do ano anterior, vender itens de mostruário, além de lotes especiais para a data”, complementa.
De acordo com a executiva, neste ano a Casas Bahia disponibiliza R$ 70 milhões em descontos nos mais variados tipos de produtos. Já Ponto e Extra oferecem até 70% de desconto. Além dos preços, a marca de varejo também investe em plano de pagamento em até 30 parcelas nos cartões das lojas.
Em 2023, Magalu realiza a 30ª edição da “Liquidação Fantástica”, com descontos que chegam a 80% nas 1,5 lojas físicas e canais digitais. O diretor de marketing do Magalu, Bernardo Leão, conta ainda que, nesta edição, o diferencial é que cada ponto de venda terá ofertas com base nos próprios estoques.
Para ajudar a atrair os clientes, os descontos especiais serão anunciados por meio de lives em redes sociais com influenciadores locais. “A data proprietária da companhia acontece no sistema ‘pegou, levou’, ou seja, o consumidor se responsabiliza por levar seus produtos para casa, inclusive os do mostruário”, comenta Leão.
Marcelli Valle, gerente de branding da Americanas, comenta que, por ser tradicional no setor, a preparação para janeiro se inicia cedo. “Preparamos todas as plataformas para atender os clientes, além de criar um plano de comunicação super robusto para informar o consumidor”, diz.
Nesse sentido, para divulgar os descontos – de até 80% nos produtos – e os parcelamentos especiais, a marca investe no marketing das mais de 1,8 mil lojas físicas e realiza várias ações digitais. “Teremos uma grande mídia de divulgação da campanha em todas as plataformas”, salienta.
Conforme o diretor de marketing de Magalu, a companhia também decidiu reforçar a comunicação na internet e na TV em horários de maior audiência. Já a CXMO da Via diz que, em 2023, a marca contratou o ator Luigi Baricelli para ser o garoto-propaganda de Casas Bahia. Segundo ela, a ideia foi pegar carona no fato do artista ter viralizado nas redes como apresentador do Sorteio da Virada, em 2022.
Compartilhe
Veja também
AB InBev patrocinará Super Mundial de Clubes da Fifa
Cervejaria, já parceira da Copa do Mundo de seleções, ativará as marcas Michelob Ultra e Budweiser na nova competição da entidade
Gabriel Medina lançará tênis para treinos em academia
Novo modelo da linha do tricampeão mundial de surfe para a Undo for Tomorrow, marca da qual é sócio, chegará ao mercado no primeiro semestre de 2025