Os motivos que trouxeram a Valentino Beauty ao Brasil
Com a coleção de fragrâncias Born in Roma, linha de beleza da grife italiana enxerga potencial de crescimento no mercado brasileiro, tido como emergente
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Valeria Contado
24 de abril de 2025 - 12h35
Gelateria da Valentino Beauty convida os consumidores a conhecerem as fragrâncias através da gastronomia (Crédito: Divulgação)
Segundo dados da 23ª edição do estudo anual sobre o mercado de luxo realizado pela Bain e a Fondazione Altagamma, associação comercial dos fabricantes italianos de bens de luxo, o mercado global da categoria totalizou € 1,48 trilhão em 2024. México e Brasil são os países da América Latina apontados como emergentes no desenvolvimento do segmento.
Nesse sentido, de acordo com a Bain & Company, o mercado brasileiro de luxo tem a projeção de alcançar R$ 133 bilhões até 2030, se tornando uma porta relevante também para o segmento de beleza de luxo.
Pensando nisso, o Grupo L’Oréal, que é responsável pela perfumaria de Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler, decidiu estrear no País a linha Valentino Beauty Born in Roma, no começo deste mês.
A coletânea de fragrâncias é composta por títulos como Born in Roma Pink, Green Stravaganza, Yellow Dream, Intense e Coral Fantasy, todas inspiradas na arquitetura romana. A empresa enxergou no mercado brasileiro um aspecto crucial para o desenvolvimento da estratégia global da Valentino Beauty.
Para Marina Torres, diretora geral da L’Oréal Luxo no Brasil, a empresa enxergou oportunidades de crescimento no segmento de fragrâncias, pois busca trazer elementos que estejam alinhados com os valores e estilos de vida dos consumidores e a L’Oréal entende que é isso que o brasileiro procura.
“A Valentino Beauty quer ressignificar o luxo, misturando a clássica herança romana com um toque ousado de modernidade. Com códigos de Cor, Cool e Alta Costura, a marca transporta o consumidor para um universo retrô-cool, de cores opulentas e extravagância maximalista. Nosso objetivo é ser a marca de alta costura romana favorita da Gen-Z”, diz.
Além de apresentar as fragrâncias, a L’Oréal convidou celebridades e influenciadores para um jantar no Parque Lage, no Rio de Janeiro. O local foi escolhido, pois reflete a arquitetura Romana, que tem a ver com as inspirações da linha.
o lançamento também é um reflexo do posicionamento estratégico que a empresa adotará nos próximos passos de expansão no Brasil, investindo em uma base de criadores de conteúdo. Para isso, a Valentino escolheu um squad de micro e médios creators, que se conectassem com o público, de nichos como de beleza, lifestyle, moda, música, arte e cultura, visando celebrar a diversidade e cultura brasileira.
“O Brasil é líder em influência digital no mundo. A parceria com criadores de conteúdo locais é essencial para fortalecer o equity da marca localmente e nos aproximar dos consumidores locais, principalmente da Geração Z”, afirma a diretora.
Uma das primeiras ações da marca no Brasil foi a inauguração da Gelateria Valentino Beauty, que convida o público a conhecer a coleção Born In Roma de um jeito diferente.
A ativação foi uma loja pop-up com gelatos italianos inspirados nas texturas e sabores da coleção de fragrância, unindo o universo olfativo com gastronomia. A loja ficou aberta à visitação do público entre os dias 11 e 24 de abril, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e oferecia aos consumidores uma forma de experimentar as fragrâncias.
Marina explica que a gelateria foi um convite aos consumidores para encontrar novas dimensões sensoriais. “Convidamos os indivíduos a conhecer o universo da marca e expressar sua personalidade multifacetada. Expressar os ‘Várias Jeitos de Ser Você’, que é a assinatura da campanha”.
O aspecto de experiência é uma estratégia relevante para a L’Oréal Luxo no Brasil. Em outubro do ano passado, o grupo trouxe a Cafeteria Idôle, que já havia passado por Inglaterra e Canadá, pela primeira vez ao Brasil.
A iniciativa tinha como objetivo apresentar a linha de maquiagem Idôle, que é inspirada na fragrância de mesmo nome da Lancôme com um espaço ambientado para que os visitantes conseguissem produzir conteúdo, além de permitir a experimentação dos produtos da linha como os lip balms, delineadores labiais, e lip tints.
Já a gelateria também cumpre esse papel, mas mais do que isso, atua na construção da marca no País. “Ela gera desejo e conteúdo espontâneo sobre a marca. Conseguimos traduzir o DNA retrô-cool, colorido e maximalista de Valentino Beauty de maneira acessível e engajadora”, conclui a diretora.
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