Os planos de Ronaldinho Gaúcho para o energético Vrauu
Bebida que tem o ex-jogador como sócio amplia portfólio de produtos e distribuição no Brasil, e negocia lançamento em países da Ásia, Europa e Oceania
Os planos de Ronaldinho Gaúcho para o energético Vrauu
BuscarOs planos de Ronaldinho Gaúcho para o energético Vrauu
BuscarBebida que tem o ex-jogador como sócio amplia portfólio de produtos e distribuição no Brasil, e negocia lançamento em países da Ásia, Europa e Oceania
Fernando Murad
19 de junho de 2018 - 10h41
Embalagens do energético Vrauu (crédito: divulgação)
Lançado na Áustria, em setembro de 2016, o Vrauu Energy Drink chegou ao mercado nacional em agosto do ano passado. No próximo mês de setembro, a Gavina Comercial Importadora e Exportadora, que tem o ex-craque Ronaldinho Gaúcho como um dos sócios, amplia o portfólio da marca com o lançamento das garrafas pet de um e dois litros, da lata de 473 ml e de uma lata de 250 ml sugar free (a versão regular de Vrauu estava disponível na lata de 250 ml). No mesmo mês, os produtos começam a chegar em Santa Catarina e Paraná – já está presente nos estados da região Sudeste, no Rio Grande do Sul, além de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Bahia, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Amapá e Pará.
“O volume de vendas em 2017 foi de 3,6 milhões de unidades. Levando em consideração a chegada do produto em agosto, é um número favorável. O faturamento em 2017 foi de R$10,8 milhões e a expectativa este ano é atingir R$18 milhões”, projeta Fabio Ricardo, sócio-presidente da Gavina. O plano de expansão de Vrauu prevê, ainda, uma presença mais intensa de Ronaldinho na comunicação da marca. O astro já protagonizou um primeiro comercial, veiculado nos canais pagos Combate e SporTV (veja abaixo). O ex-jogador também participa das campanhas de marketing digital em redes sociais como Facebook e Instagram.
“Estudamos a possibilidade de realizar ações promocionais na Copa do Mundo e oferecer ao contemplado a experiência de passar um dia ao lado do craque durante uma partida do Brasil”, diz. No Pará, em parceria com a Rede Mateus, Vrauu também fará uma campanha durante a Copa. Ainda para este ano estão nos planos outras ações com o varejo e um novo comercial para TV. A marca é atendida pela Inoutbox – Comunicação Total e Nooke. O energético é comercializado em varejistas como Rede Zaffari (Rio Grande do Sul), Rede Economia, Super Market (Rio de Janeiro), Supermercado Roma (Minas Gerais) e Rede Mateus (Pará), e está em negociações com Atacadão e GPA.
As bebidas energéticas movimentaram 99,3 milhões de litros e R$ 1,7 bilhão em 2017 no Brasil, de acordo com dados da Euromonitor International. Red Bull, com 61,1% de participação, Monster Beverage Corp, com 8,7%, e Ambev, com 7,4%, foram os líderes de vendas no ano passado. Segundo Fabio Ricardo, a Gavina já investiu R$ 20 milhões no lançamento de Vrauu – entre a compra da fórmula e produção (R$ 12 milhões), marketing (R$ 5 milhões por ano) e custos fixos e variáveis (R$ 3 milhões) – e tem como objetivo assumir a vice-liderança do mercado até 2022. Além da Áustria, onde é fabricado, Vrauu também está em 700 PDVs da Suíça. A empresa está negociando com investidores o lançamento do produto em países da Europa, Ásia e Oceania.
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano