Pacto da Equidade Racial cria projeto para a inserção de jovens no mercado
Em parceria com a Fundação Itáu, a iniciativa pretende mapear desafios educacionais e profissionais enfrentados pela juventude negra no Brasil
Pacto da Equidade Racial cria projeto para a inserção de jovens no mercado
BuscarPacto da Equidade Racial cria projeto para a inserção de jovens no mercado
BuscarEm parceria com a Fundação Itáu, a iniciativa pretende mapear desafios educacionais e profissionais enfrentados pela juventude negra no Brasil
Meio & Mensagem
19 de fevereiro de 2025 - 17h00
Ferramenta do Pacto da Equidade Racial e Fundação Itaú irá mapear desafios educacionais e profissionais enfrentados pela juventude negra no Brasil (Créditos: Reprodução)
O Pacto de Promoção da Equidade Racial, em parceria com a Fundação Itaú, lançou uma iniciativa de combate à desigualdade racial entre os jovens brasileiros: o projeto “Juventudes Negras e Empregabilidade”.
A iniciativa terá duração de 18 meses e o projeto teve início em dezembro do ano passado. A ideia é desenvolver ferramentas estratégicas para enfrentar os desafios educacionais e profissionais vividos por jovens negros entre 15 e 29 anos.
“No Brasil, o legado das desigualdades estruturais exige esforços contínuos e resilientes. Como último país das Américas a abolir a escravidão, carregamos uma forte pressão histórica por reparação, que reforça a necessidade de ações afirmativas e políticas de equidade”, declara Gilberto Costa, diretor executivo do Pacto.
O projeto será conduzido por uma equipe técnica especializada e contará com um grupo de trabalho formado por até 10 instituições de referência no assunto.
A iniciativa está estruturada em três frentes de atuação. A primeira é a criação do Índice ESG de Equidade Racial da Juventude Negra (IERJN), um indicador inédito que mensura empregabilidade e escolaridade por faixa etária, região, setor e profissão, permitindo um diagnóstico detalhado da situação dos jovens negros no Brasil.
A segunda fase envolve o desenvolvimento de uma plataforma interativa de dados, que reunirá informações sobre educação e mercado de trabalho, facilitando o acesso a insights estratégicos para gestores públicos, empresas e a sociedade civil.
Por fim, o projeto promoverá uma escuta ativa das juventudes negras, reunindo jovens de diferentes contextos em grupos focais para compartilhar experiências, desafios e propor soluções colaborativas.
A expectativa é que a iniciativa contribua para a construção de soluções concretas que ampliem o acesso de jovens negros a oportunidades educacionais e profissionais, promovendo mobilidade social e reduzindo desigualdades históricas.
Compartilhe
Veja também
Player1 fortalece parceria com a Konami com campanha de Carnaval
Iniciativa de Carnaval fruto da parceria entre as empresas marca a adição de uma versão jogável do influenciador Negrete no eFootball
Copa do Brasil 2025 supera número de patrocinadores
Com 19 marcas, incluindo o naming rights que pertence à Betano, competição ultrapassou o total de marcas parceiras em comparação com o ano passado