Para consultoras, Natura Musical une Emicida e Ivete Sangalo
Dupla canta música inspirada pelos sonhos das colaboradoras da marca e reforça novo propósito do Natura Musical
Para consultoras, Natura Musical une Emicida e Ivete Sangalo
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Thaís Monteiro
25 de setembro de 2020 - 6h00
Nesta sexta-feira, 25, Emicida e Ivete Sangalo lançam a música “Trevo, Figuinha e Suor na Camisa”, resultado de uma pesquisa sobre sonhos com 7.500 consultoras da Natura e composição do rapper. O projeto também dá luz ao novo posicionamento da plataforma Natura Musical, que tem trabalhado para que todos sonhem coletivamente em prol de um mundo melhor.
A pesquisa foi realizada online no início deste ano com a rede de relações da Natura convidando-as a sonhar. O resultado foi um compilado de desejos para um mundo mais bonito que foram revisados e entregues na mão de Emicida para criar uma composição que não só representasse as consultoras, mas também as homenageasse.
A canção, junto a um show exclusivo de Emicida e Ivete Sangalo, foi apresentada para a rede de colaboradores da Natura em primeira mão no Dia da Consultora Natura, celebração anual da marca que acontece em 22 de setembro. A canção também ganha um clipe animado co-dirigido pelo rapper, em que cenas da rotina das consultoras são representadas, assim como os produtos da marca.A intenção de “Trevo, Figuinha e Suor na Camisa” vem antes do lançamento neste segundo semestre. No ano passado, ao completar 50 anos, a Natura lançou um novo manifesto ressaltando sua intenção de ter um impacto positivo no mundo e convocando a sociedade, como um todo, a fazer parte desse movimento.
Naquele momento, a empresa reviu a estratégia de algumas de suas marcas, incluindo o Natura Musical, que passou a usar a música como motor para essa transformação, “um veículo de conexão emocional e engajamento para escalonar os impactos e materializar essa estratégia”, descreve Fernanda Paiva, head of global cultural branding da Natura.
Pensando no começo do ano como um período propício para sonhos e novas metas, a plataforma de cultura decidiu iniciar esse convite ao sonho e união em função de algo maior pela sua rede de relações. A partir das respostas à pesquisa, o Natura Musical convidou um artista que mantinha relações desde 2015 para materializar em poesia musical o início desse sonho maior e uma artista que representasse a mulher brasileira forte e sonhadora e o nome sugerido por Emicida foi Ivete Sangalo.“Temos quase um milhão de consultoras que estão vivendo sonhos e reimaginando e pensando como a gente pode gerar impacto positivo. Surgem esse insights de reposicionamento para sensibilizar e começamos pela nossa rede por entender que elas são fundamentais para essa realização”, explica Paiva. A concepção criativa do projeto foi da Virtue, agência originada da Vice, e a realização artística foi orquestrada pela Laboratório Fantasma.
A música ficou pronta ainda no início do ano. Em fevereiro, o Natura Musical lançou um making of das gravações em seus canais digitais. No entanto, com a pandemia da Covid-19, a Natura reviu suas estratégias de comunicação e de negócios para priorizar a saúde dos colaboradores e clientes e reorganizar soluções comerciais. “Não era o momento de falar sobre sonhos. Imaginamos que era importante retomar essa pauta no segundo semestre para reconstruir o sonho que temos para o mundo”, diz a executiva.
No meio tempo entre o making of e o lançamento, a Natura firmou uma parceria com Ivete Sangalo, que passou a estrelar na comunicação da marca e o Natura Musical focou em alavancar causas sociais, com foco em diversidade, geração de renda e inclusão. Em abril, a Casa Natura Musical sediou debates de artistas que têm causas como discursos e essas conversas foram transmitidas ao vivo nas redes sociais. Mais recentemente, a plataforma lançou seu novo edital de apoio a projetos que não só sejam relacionados à cultura, mas que tratem de raça, gênero e outras iniciativas. De acordo com Fernanda, a ambição dessa edição do edital é formar novas cenas da música e da cadeia da cultura de forma mais ampla para reinventar esse modelo de produção de consumo e distribuição do mercado.
**Crédito da imagem no topo: Nazarkru/iStock
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