Meio & Mensagem
4 de fevereiro de 2025 - 18h40
RZK Digital realiza pesquisa para entender consumo de passageiros de ônibus de São Paulo (Créditos: Zamrznuti Tonovi/Shutterstock)
A empresa RZK Digital, responsável pela mídia exterior digital (DOOH) instaladas em terminais urbanos de ônibus de São Paulo e Pernambuco, realizou uma pesquisa que constatou que passageiros da capital paulista e região metropolitana tem como potencial de consumo cerca de R$ 29,7 bilhões em supermercados durante este ano.
A lista de intenções de compras e consumo segue com escolas particulares e creches, que devem demandar cerca de R$ 10,8 bilhões; higiene e beleza, com R$ 4,5 bilhões e despesas com viagens, com potencial de gastos em R$ 4,4 bilhões.
Ainda há o interesse em gastos com serviços de streaming, com uma média de 1,5 assinaturas por pessoa, totalizando R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 1,4 bilhão somente no mês da Black Friday.
Metodologia
O levantamento dos dados foi realizado diariamente, por meio do fornecimento de Wi-Fi grátis. Ao realizar o login e acessar a rede disponibiliza nos terminais, o usuário responde uma pesquisa sobre seus hábitos de consumo.
A idade predominante dos usuários dos terminais de ônibus que responderam a pesquisa via Wi-Fi está entre 18 a 40 anos (66%). O grau de instrução é de ensino médio completo ou superior incompleto (1,5 milhão de pessoas).
Os dados são armazenados de forma agregada, com um volume robusto de respondentes diários – mais de 6 mil usuários por dia.
Cerca de 30% dos respondentes possuem algum veículo para transporte próprio, e 11% têm motos. Sobre as residências deste público, 21% possuem imóvel próprio, enquanto o restante reside em imóveis alugados ou com familiares.