Pela primeira vez, ChatGPT aparece no ranking do Kantar BrandZ Global
Marca da OpenAI está no 60° lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhões; Apple lidera pelo quarto ano seguido, com valor de marca de US$ 1,3 trilhão
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BuscarMarca da OpenAI está no 60° lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhões; Apple lidera pelo quarto ano seguido, com valor de marca de US$ 1,3 trilhão
Meio & Mensagem
15 de maio de 2025 - 10h35
O ChatGPT, da OpenAI, estreia na lista de marcas mais valiosas de 2025 do Kantar BrandZ Global em 60º lugar, com valor estimado em US$ 43,5 bilhões.
(Crédito: AdobeStock)
E o top 5 do ranking é dominado pelas gigantes da tecnologia, liderado pela Apple, que segue em primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo, avaliada em US$ 1,3 trilhão – 28% a mais que a última edição.
Na sequência, aparecem Google, com US$ 944 bilhões, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, e a Microsoft, avaliada em US$ 884 bilhões, 24% a mais que 2024. Amazon está no quarto lugar, com 50% a mais em valor de marca (US$ 866 bilhões), seguida da Nvidia, que encarou um aumento de 152%, alcançando US$ 509 bilhões.
A edição de 2025 é a 20° do Kantar BrandZ Global. Neste ano, as marcas somam US$ 10,7 trilhões em valor de marca, 29% a mais do que na última edição e da qual a Apple representa 12% do total.
De acordo com a Kantar, a atual lista indica que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo, e que as mais bem-sucedidas são consistentes nas suas mensagens e reconhecem os seus valores intangíveis na mente dos consumidores.
Outro destaque é o Instagram, que aparece no top 10, tendo crescido 101%. A plataforma da Meta está em sétimo lugar (R$ 228,9 bilhões), perdendo apenas para outra rede social da big tech: o Facebook (300,6 bilhões).
Ainda que marcas norte-americanas representem 82% das 100 primeiras mais valiosas em relação à primeira lista, de 2006, a Kantar chama atenção para as marcas chinesas, que duplicaram o seu valor ao longo dos últimos 20 anos, representando 6% do valor em 2025. A Alibaba está em 29° lugar (US$ 81,2 bilhões, 16% a mais), e o TikTok, da ByteDance, está na 32° posição, com valor de marca 25% maior, de US$ 75,669 bilhões.
Em relação aos setores, o varejo segue crescendo nos anos seguintes à pandemia, uma vez que o e-commerce e as marcas próprias criam valor para os consumidores em períodos de inflação. Já categorias de consumo estão estabelecidas, como vestuário, ou em queda, como alimentos e bebidas (-1%) e cuidados pessoais (-5%). Luxo também encarou queda de 2%
As marcas de bebidas alcoólicas seguem enfrentando dificuldades, com uma diminuição de 11%, muito em decorrência da redução do consumo, sobretudo entre gerações mais jovens.
Dados da Kantar indicam que a fragmentação entre destilados e cervejas artesanais também influencia na diluição das marcas mais tradicionais desse setor, que tem em destaque marcas brasileiras como Brahma, na nona posição da categoria (US$ 6,6 bilhões), e Skol (12º lugar, US$ 6,1 bilhões).
Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2025 | |||
Classificação 2025 | Marca | Valor da Marca 2025 (US$) | Variação Anual (%) |
1 | Apple | 1,29 trilhão | 28 |
2 | 944,1 bilhões | 25 | |
3 | Microsoft | 844,8 bilhões | 24 |
4 | Amazon | 866,1 bilhões | 50 |
5 | Nvidia | 509,4 bilhões | 152 |
6 | 300,6 bilhões | 80 | |
7 | 228,9 bilhões | 101 | |
8 | McDonald’s | 221 bilhões | 0 |
9 | Oracle | 215,3 bilhões | 48 |
10 | Visa | 213,3 bilhões | 13 |
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