Assinar

Pela primeira vez, ChatGPT aparece no ranking do Kantar BrandZ Global

Buscar

Pela primeira vez, ChatGPT aparece no ranking do Kantar BrandZ Global

Buscar
Publicidade
Marketing

Pela primeira vez, ChatGPT aparece no ranking do Kantar BrandZ Global

Marca da OpenAI está no 60° lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhões; Apple lidera pelo quarto ano seguido, com valor de marca de US$ 1,3 trilhão


15 de maio de 2025 - 10h35

O ChatGPT, da OpenAI, estreia na lista de marcas mais valiosas de 2025 do Kantar BrandZ Global em 60º lugar, com valor estimado em US$ 43,5 bilhões.

time openai

(Crédito: AdobeStock)

E o top 5 do ranking é dominado pelas gigantes da tecnologia, liderado pela Apple, que segue em primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo, avaliada em US$ 1,3 trilhão – 28% a mais que a última edição.

Na sequência, aparecem Google, com US$ 944 bilhões, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, e a Microsoft, avaliada em US$ 884 bilhões, 24% a mais que 2024. Amazon está no quarto lugar, com 50% a mais em valor de marca (US$ 866 bilhões), seguida da Nvidia, que encarou um aumento de 152%, alcançando US$ 509 bilhões.

A edição de 2025 é a 20° do Kantar BrandZ Global. Neste ano, as marcas somam US$ 10,7 trilhões em valor de marca, 29% a mais do que na última edição e da qual a Apple representa 12% do total.

De acordo com a Kantar, a atual lista indica que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo, e que as mais bem-sucedidas são consistentes nas suas mensagens e reconhecem os seus valores intangíveis na mente dos consumidores.

Outro destaque é o Instagram, que aparece no top 10, tendo crescido 101%. A plataforma da Meta está em sétimo lugar (R$ 228,9 bilhões), perdendo apenas para outra rede social da big tech: o Facebook (300,6 bilhões).

Ainda que marcas norte-americanas representem 82% das 100 primeiras mais valiosas em relação à primeira lista, de 2006, a Kantar chama atenção para as marcas chinesas, que duplicaram o seu valor ao longo dos últimos 20 anos, representando 6% do valor em 2025. A Alibaba está em 29° lugar (US$ 81,2 bilhões, 16% a mais), e o TikTok, da ByteDance, está na 32° posição, com valor de marca 25% maior, de US$ 75,669 bilhões.

Em relação aos setores, o varejo segue crescendo nos anos seguintes à pandemia, uma vez que o e-commerce e as marcas próprias criam valor para os consumidores em períodos de inflação. Já categorias de consumo estão estabelecidas, como vestuário, ou em queda, como alimentos e bebidas (-1%) e cuidados pessoais (-5%). Luxo também encarou queda de 2%

As marcas de bebidas alcoólicas seguem enfrentando dificuldades, com uma diminuição de 11%, muito em decorrência da redução do consumo, sobretudo entre gerações mais jovens.

Dados da Kantar indicam que a fragmentação entre destilados e cervejas artesanais também influencia na diluição das marcas mais tradicionais desse setor, que tem em destaque marcas brasileiras como Brahma, na nona posição da categoria (US$ 6,6 bilhões), e Skol (12º lugar, US$ 6,1 bilhões).

 

Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2025
Classificação 2025 Marca Valor da Marca 2025 (US$) Variação Anual (%)
1 Apple 1,29 trilhão 28
2 Google 944,1 bilhões 25
3 Microsoft 844,8 bilhões 24
4 Amazon 866,1 bilhões 50
5 Nvidia 509,4 bilhões 152
6 Facebook 300,6 bilhões 80
7 Instagram 228,9 bilhões 101
8 McDonald’s 221 bilhões 0
9 Oracle 215,3 bilhões 48
10 Visa 213,3 bilhões 13

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Rap 10 cria competição gastronômica no YouTube

    Rap 10 cria competição gastronômica no YouTube

    Participantes concorrem a R$ 10 mil em dinâmica que destaca a versatilidade da tortilha

  • Como é a primeira loja da Firehouse Subs no Brasil

    Como é a primeira loja da Firehouse Subs no Brasil

    Localizada no Shopping Internacional de Guarulhos, em São Paulo, primeira unidade da rede no País destaca totens de autoatendimento e ingredientes nobres