Pensando em chatbots? Veja quem já usa
TNT, Banco Original, iFood, Oi, Budweiser, Fiat e outras marcas já contam com a interação automatizada em suas campanhas e atendimentos
TNT, Banco Original, iFood, Oi, Budweiser, Fiat e outras marcas já contam com a interação automatizada em suas campanhas e atendimentos
Luiz Gustavo Pacete
13 de julho de 2017 - 9h09
Uma pesquisa conduzida pela consultoria MindBowser, em parceria com o Chatbots Journal, apontou que o chatbot está na estratégia de muitas empresas. Feita com 300 profissionais de vários segmentos, no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, a Chatbot Survey 2017 mostra que 75% dos participantes da pesquisa planejam construir um chatbot para seus negócios em 2017.
Os chatbots vão humanizar as marcas?
Ainda de acordo com o estudo, 96% dos executivos acreditam que os chatbots vieram para ficar. Se antes a tecnologia de robotização de atendimento vivia um período beta, hoje ela já está presente no dia a dia de muitas marcas para usos distintos. “Os chatbots trazem duas vantagens para as marcas, a primeira é da contextualização, ele permite que uma conversa se torne o mais próximo de algo real. A segunda é a conveniência, sem precisar baixar um aplicativo, a pessoa pode pedir uma pizza, chamar um carro, comprar um produto ou resolver um problema na conta”, diz Paulo Curio, CEO de Mobile Content da Movile
Veja abaixo algumas aplicações:
Budweiser
Twitter
O serviço da Budweiser permite aos usuários da plataforma comprar e receber cerveja em casa e funciona de maneira simples: os consumidores podem iniciar uma conversa com o perfil @Budweiser_Br no ambiente privado das Mensagens Diretas (DMs), que passa a responder, de forma automatizada e inteligente, com diversos botões e indicações para respostas. A partir dessa interação, é possível fazer encomendas para receber em casa packs e kits de Budweiser entregues pelo Empório da Cerveja”
Você pediria conselhos sexuais a um chatbot?
Banco Original
Facebook
Lançado no final de 2016, o Bot Original serve como canal de interação instantânea com o público por meio do Messenger do Facebook. A partir do serviço, clientes e não clientes do banco podem se comunicar para tirar dúvidas sobre pagamentos, alterações cadastrais, caixa eletrônico, câmbio, cartões e cheques, conta corrente, fundos, investimentos, PicPay, política e perfil institucional, programa de pontos, segurança e tarifas.
iFood
Twitter
O iFood, plataforma online de delivery de comida, lançou, em abril deste ano, a primeira campanha com o formato de Anúncios Dinâmicos do Twitter no Brasil. O modelo permite que marcas conversem com consumidores na plataforma utilizando tuítes promovidos publicados automaticamente. No caso do iFood, esses tuítes alcançam, em tempo real, pessoas que possam estar interessadas em realizar pedidos de comida.
TNT
Facebook
Desenvolvido para a premiação do Oscar, o chatbot da TNT teve o objetivo de ajudar as pessoas em dúvidas sobre a premiação deste ano. Ao acessar a página da TNT no Facebook na data, as pessoas podiam conversar com o sistema automatizado de respostas para interagir pelo celular ou pelo computador.
Chatbot reforça atendimento da Visa
Oi
Twitter
A Oi utiliza o bot para o atendimento a consumidores no ambiente privado das mensagens diretas da plataforma. “A parceria é mais uma iniciativa de aproximação do cliente com a Oi em seus canais digitais. O sistema viabilizará um canal direto de comunicação privada do usuário com a empresa, que vai poder oferecer informações e soluções em tempo real e de forma pessoal”, diz Bernardo Winik, diretor de varejo da Oi.
Prudence
Facebook
A marca de preservativos Prudence lançou, em fevereiro, a “Conselheira Prudence”, um chatbot instalado no Facebook Messenger que se propõe a responder dúvidas relacionadas a questões sexuais. O programa de inteligência artificial está programado para responder perguntas como O que é Ponto G? Qual o tempo ideal da ejaculação? Quanto tempo dura o período de menstruação? Qual o tamanho certo do preservativo? Como se prevenir do HPV e outras DSTs?
Fiat
Twitter
A Fiat passou a usar os bots do Twitter para responder a perguntas dos consumidores, como características e preços de veículos, localização da concessionária mais próxima, agendamento de revisões, solicitação de catálogo, orçamentos, entre outras possibilidades.
Bot, sua marca ainda vai ter um
Tim
Facebook
Após lançar, em junho, sua a oferta pré-paga, a atenção foi dada aos clientes pós-pagos com o lançamento de um chatbot no Facebook Messenger voltado para o atendimento desses consumidores.
Visa
Facebook
Na semana passada, a Visa lançou o chatbot do perfil VisaBr no Facebook Messenger. A plataforma virtual responde às perguntas, detalha benefícios personalizados e oferece promoções, como informações sobre seguros viagem, restaurantes que fazem parte da parceria com o Restorando e novas ofertas do programa Vai de Visa. Segundo a companhia, o robô é capaz de responder até 90% das questões mais recorrentes dos usuários sem recorrer à ajuda de humanos.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos