Pesquisa: 59% dos moradores de favelas fazem compras online
Realizada pela unidade de inteligência NÓS, em parceria com a HSR Specialist Researchers, pesquisa aponta crescimento do hábito do consumo digital nas comunidades do País
Pesquisa: 59% dos moradores de favelas fazem compras online
BuscarPesquisa: 59% dos moradores de favelas fazem compras online
BuscarRealizada pela unidade de inteligência NÓS, em parceria com a HSR Specialist Researchers, pesquisa aponta crescimento do hábito do consumo digital nas comunidades do País
Valeria Contado
20 de setembro de 2023 - 11h03
Pesquisa aponta preferências no consumo para pessoas que moram nas periferias do Brasil (Crédito: Peopleimages /AdobeStock)
A Unidade de inteligência do Novo Outdoor Social (NÓS) se uniu ao grupo independente de pesquisa HSR Specialist Researchers para analisar o consumo digital nas periferias brasileiras. O estudo “O que ninguém vê: a realidade do consumo digital nas periferias” foi encomendado pela Veríssimo.Work e pelo Digitalks e traz insights sobre as formas de consumo nas favelas.
A pesquisa identificou que 59% dos respondentes, que que moram em favelas, optam por fazer compras na Internet, sendo Shopee e Mercado Livre as plataformas mais escolhidas.
No entanto, apesar desse número, para 60% fretes excessivos são um fator determinante para possíveis desistências.
Além disso, 93% dos compradores optam pela entrega em domicílio. Dentre esses, os Correios são os líderes em logística de transporte, sendo opção de 85%.
O consumo online tornou já passou a ser parte do orçamento financeiro das pessoas que moram nas periferias e favelas. Para 10% dos que responderam, o investimento em aquisições feitas via e-commerce já superou os R$1,2 mil em uma única compra.
Por isso, o método de pagamento é importante para determinar o hábito de consumo. O Pix é a preferência de 74% dos respondentes, enquanto 58% escolheram o cartão de crédito. As carteiras digitais, embora sejam conhecidas por 61% dos entrevistados, são utilizadas apenas por 22% dos residentes nas favelas e comunidades.
Para avaliar os hábitos de consumo, os institutos ouviram 1.616 moradores de periferias brasileiras em entrevistas presenciais e online.
Foram ouvidos brasileiros que moram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Belém, São Luís e Brasília.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca