Como o caso dos petiscos contaminados impacta as marcas de produtos pets?
Elaine Baio, diretora-executiva de estratégia da Interbrand, entende que uma situação pontual como essa pode abalar o setor como um todo
Como o caso dos petiscos contaminados impacta as marcas de produtos pets?
BuscarComo o caso dos petiscos contaminados impacta as marcas de produtos pets?
BuscarElaine Baio, diretora-executiva de estratégia da Interbrand, entende que uma situação pontual como essa pode abalar o setor como um todo
Amanda Schnaider
12 de setembro de 2022 - 13h00
Nos últimos dias, dezenas de cães morreram ou tiveram intoxicação em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal após ingerirem os petiscos Dental Care, Every Day e Petz Snack Cuidado Oral, todos fabricados pela empresa Bassar Pet Food e revendidos em grandes redes de pet shops, como a Petz.
A investigação sobre os casos, inclusive, levou à interdição, no último dia 2, da fábrica da Bassar em Guarulhos, na Grande São Paulo, por suspeita de contaminação em produtos de alimentação animal e ao recolhimento de todos os lotes de produtos pelo Ministério da Agricultura.
Petiscos Every Day e Dental Care estão entre os produtos com suspeita de contaminação (crédito: Reprodução)
Em nota enviada ao Meio & Mensagem, o Grupo Petz, informou que assim que o fato foi noticiado, retirou voluntariamente os produtos dos pontos de vendas da rede, notificando a empresa Bassar para ciência e providências, bem como colocou-se prontamente à disposição para colaborar com apuração dos fatos. “Procurada pelas autoridades, o Grupo Petz reitera estar acompanhando e colaborando com as apurações dos órgãos competentes e aguardando os esclarecimentos do fabricante, que por sua vez aguarda análises técnicas de órgãos reguladores para o tipo de produto”, reforçou, em comunicado.
Já a Bassar disse que interrompeu a produção de sua fábrica até que sejam esclarecidas as suspeitas e que “está contratando uma empresa especializada para fazer uma inspeção detalhada de todos os processos de produção e do maquinário em sua fábrica, em São Paulo”. Além disso, na última sexta-feira, 9, a Bassar afirmou, em nota, que fará um recall de todos os produtos fabricados desde 7 de fevereiro de 2022.
Mercado pet vira oportunidade como conteúdo
Situações como essa podem passar uma imagem negativa das marcas aos olhos dos consumidores. “Hoje em dia, bicho não é apenas bicho: é parte da família e de toda uma construção de afeto, é presença. E, justamente por isso, um caso como esse, além de toda a complexidade em termos de saúde animal, ganha uma repercussão ainda maior do ponto de vista de reputação dessas marcas”, enfatiza Elaine Baio, diretora-executiva de estratégia da Interbrand.
Segundo ela, nesses momentos é importante levantar reflexões sobre como retomar a confiança em uma marca que causou danos tão graves. “Para as marcas em questão, certamente é preciso entender o que está sendo feito para contornar essa crise”. Dentro disso, Elaine reforça que é preciso estabelecer um diálogo aberto com os consumidores, além de buscar formas reais e perceptíveis para restabelecer esses vínculos de confiança para então reconstruir sua imagem e reputação. “É assumir e reconhecer o problema, dialogar e buscar respostas e soluções o quanto antes”.
A diretora-executiva de estratégia da Interbrand também entende que uma situação pontual como essa pode abalar o setor como um todo, na medida em que ganha repercussão e voz por meio das redes sociais e notícias. “Uma situação dessa gravidade traz de volta os olhares e a atenção dos consumidores para a reconstrução de atributos fundamentais da categoria como confiança, segurança produtiva e qualidade”, finaliza.
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano