Assinar

Petz e Cobasi formalizam fusão e somam 11% do mercado pet

Buscar

Petz e Cobasi formalizam fusão e somam 11% do mercado pet

Buscar
Publicidade
Marketing

Petz e Cobasi formalizam fusão e somam 11% do mercado pet

Acordo foi anunciado em Fato Relevante e seguirá para aprovação dos órgãos reguladores


16 de agosto de 2024 - 16h27

Petz e Cobasi

Nova companhia, Petz e Cobasi, terá 494 lojas (Crédito: Reprodução)

Nesta sexta-feira, 16, por meio de Fato Relevante, as companhias Petz e Cobasi anunciaram a fusão dos seus negócios. O movimento, que vinha sendo preparado desde abril, passará pela análise dos órgãos regulatórios. Juntas, as companhias detêm 11% de participação no total do mercado pet brasileiro.

Com o acordo, as ações da Petz serão incorporadas pela Cobasi e a companhia será listada no Novo Mercado, segmento da Bolsa de Valores brasileira (B3) para empresas de capital aberto que adotam práticas de governança corporativa mais avançadas que as exigidas pela legislação.

Na relação de troca, os acionistas da Cobasi vão receber 47,4% da nova companhia. Já os acionistas de Petz ficarão com 52,6% e receberão R$ 400 milhões em caixa, sendo R$ 130 milhões por meio de dividendos. O acordo dos acionistas tem validade de oito anos.

Paulo Nassar, cofundador da Cobasi, assumirá como CEO da Companhia Combinada, enquanto Sergio Zimerman, então CEO da Petz, passa a responder como presidente do Conselho de Administração. O conselho será formado por quatro membros indicados por Zimerman e cinco indicados pela família Nassar e Kinea.

A fusão cria uma gigante do setor pet. Somadas as operações, a nova companhia vai somar 494 lojas e uma receita bruta de R$ 6,9 bilhões. O grupo também estima um ganho incremental anual de R$ 220 até 330 milhões em sinergias.

O plano de integração começa já neste mês e deve seguir até o próximo ano, com apoio de consultoria estratégica. Entre as etapas, estão um planejamento de governança e definição da estrutura organizacional e do plano de retenção de talentos. Confira aqui.

Além do ganho de escala, o grupo projeta um fortalecimento da omnicanalidade com multiplicação dos pontos de contato. Os planos de assinatura das companhias, por sua vez, serão integrados. A nova companhia reunirá mais de 20 marcas próprias em higiene, alimentação e lifestyle pet e 2% de participação no segmento de serviços para animais de estimação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também