P&G celebra 30 anos de Brasil com ação social
Até 31 de janeiro de 2019, companhia quer chegar a um milhão de sachês de purificação de água doados, na campanha “Um clique = um dia de água pura
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Roseani Rocha
6 de dezembro de 2018 - 12h33
Em vez de uma festa à noite, a P&G escolheu a manhã desta quinta-feira, 6, em São Paulo, para comemorar o aniversário de 30 anos da companhia no País, sua mais jovem subsidiária na América Latina. Na ocasião, antes de falar sobre tendências de consumo, numa apresentação feita pela consultoria WGSN, a empresa lançou a campanha “Um clique = um dia de água pura”, que será divulgada por meio de campanha da Isobar.
O objetivo é que um milhão de pessoas acessem o site www.doeaguapura.com.br, desta quinta-feira até o dia 31 de janeiro de 2019, façam um cadastro e com um clique doem um sachê de purificador de água. Cada sachê, em questão de minutos, torna potáveis até 10 litros de água. “Queríamos uma festa com os brasileiros e para os brasileiros”, afirmou Juliana Azevedo, CEO da P&G Brasil, no encontro do qual participou também o apresentador Rodrigo Faro, que por nove anos atuou em campanhas da P&G como garoto-propaganda.
A ação é um desdobramento do programa Água Pura para Crianças, que a P&G realiza desde 2004 e já forneceu 14 bilhões de litros de água potável a pessoas necessitadas em todo o mundo, por meio de ONGs que atuem nessas comunidades. Tendo apenas 44% de residências com coleta de esgoto e 35 milhões de pessoas que vivem sem acesso a água potável, o Brasil é um dos focos do programa.
Por outro lado, a camada mais privilegiada da população, que não apenas tem acesso a água potável como ao mundo do consumo torna o Brasil um dos três principais mercados da P&G no mundo em bens de consumo, movimento muito influenciado pelos hábitos locais de higiene pessoal e limpeza da casa.
Em 2019, a P&G inaugurará junto a sua fábrica de Louveira (SP) um Centro de Inovação, no qual atuarão 120 cientistas (globalmente, são 7.500). O objetivo é que eles atuem tendo como foco toda a América Latina.
Tendências de consumo
Tendo a certeza de que o sucesso da companhia no Brasil até aqui e o seu desempenho nos próximos anos estão intrinsecamente ligados ao conhecimento do consumidor, a P&G encomendou à consultoria WGSN, um estudo qualitativo sobre tendências em três temas: sustentabilidade, diversidade e família, tendo como perspectiva temporal os anos de 2019 e 2020.
No âmbito da Sustentabilidade – considerado o pilar mais importante pelos entrevistados – vieram como tendências: Sistemas Ecossociais, Mundo Pós-Plástico e Descartáveis Renováveis. A primeira tendência é considerada a mais relevante para o futuro do País e diz respeito à multiplicação de atitudes positivas e questões como redução reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e de energia. A segunda tendência diz respeito à redução do material para além do atual combate aos canudos, enquanto a terceira aposta na ampliação do acesso a produtos reutilizados.
Na Diversidade, as tendências são “a nova maioria”, “beleza fora do padrão” e “os imperfeccionistas”. A primeira reconhece o direito a voz a minorias que, no caso do Brasil, são, na verdade, maiorias, mas são marginalizadas e da educação como caminho para quebrar barreiras (a crença é de que esse movimento comece pelos mais jovens). A segunda aponta a responsabilidade das empresas em “levantar a bandeira da diversidade” e libertar as pessoas, e principalmente as mulheres, dos padrões. Já a terceira tendência está relacionada à aceitação de falhas e também relacionada à quebra de padrões estéticos.
Finalmente, no pilar Família, as tendências detectadas são: “co-parenting”, “pais conectados” e “maternidade real”. A primeira traduz a percepção de criação de um filho dependerá menos de canais e mais de duplas, em novas configurações possíveis de família. Os pais conectados buscarão cada vez mais trocar experiências e aprendizados online e a maternidade real traz não somente o lado idealizado da coisa, mas também os desafios discutidos abertamente.
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