P&G usa Olimpíada para inspirar os campeões do amanhã
Através da força e dos valores do esporte, P&G impulsiona ações para valorizar futuros atletas e ativações regionais e globais sob a campanha “Movidos pelo Amor”
P&G usa Olimpíada para inspirar os campeões do amanhã
BuscarP&G usa Olimpíada para inspirar os campeões do amanhã
BuscarAtravés da força e dos valores do esporte, P&G impulsiona ações para valorizar futuros atletas e ativações regionais e globais sob a campanha “Movidos pelo Amor”
Valeria Contado
3 de agosto de 2021 - 6h00
Patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde Londres 2012 – com contrato válido até 2028 –, a Procter & Gamble aproveitou o contexto de Tóquio 2020 para reforçar seu posicionamento em celebrar o impacto do esporte e dos atletas numa corrente do bem. Para isso, lançou as campanhas “Sua bondade é sua grandeza” ou “Apoie Atletas do Amanhã” no Brasil, nas quais convida o público a apoiar atletas locais. Já ao lado do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), lançou o Fundo Atletas pelo Bem que beneficiou 52 esportistas no mundo. “Ao colocar os outros acima de si próprios, emprestando seu tempo, talento e recursos para ajudar os necessitados e erguendo suas vozes por justiça e igualdade, esses atletas talentosos mostraram que a sua bondade é a sua grandeza, mote da nossa campanha global”, explica a diretora sênior de operações de marcas Isabella Zakzuk.
Meio & Mensagem – Qual foi o impacto da pandemia na estratégia de ativação da P&G para Tóquio 2020?
Isabella Zakzuk – A principal mudança foi o trabalho com nossos key opinion leaders que precisou ser repensado. A P&G tem um programa global de levar convidados aos jogos e, com o cenário da pandemia, isso não pode ser concretizado. Porém, conseguimos manter nossa ideia central de aproveitar o patrocínio como parte do nosso compromisso em ser uma Força para o Bem, dentro da nossa campanha “Movidos pelo Amor” e realizar uma campanha que apoiasse o esporte localmente. Já globalmente, somamos ao nosso plano inicial a inspiração trazida pelos incríveis atletas que colocaram de lado sua decepção pessoal quando os sonhos olímpicos foram suspensos em 2020 e se ofereceram a servir suas comunidades.
M&M – Como a P&G conecta suas campanhas ao movimento olímpico?
Isabella – A campanha “Apoie Atletas do Amanhã” só teve que ser adiada e não alterada. Já a nossa campanha global como patrocinadora dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foi inspirada nos atletas olímpicos e paraolímpicos que se preparam para agir pelo bem, fazendo uma diferença positiva em suas comunidades e no mundo. Na campanha, a P&G, em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), usa a plataforma dos Jogos Olímpicos para celebrar e inspirar atos de bondade. E a história desses atletas são o foco do novo capítulo da campanha mundial da P&G, “Movidos pelo Amor”, que engloba os esforços de cidadania da companhia, mais uma vez, com igualdade e inclusão, sustentabilidade ambiental e impacto na comunidade.
M&M – A Campanha “Apoie Atletas do Amanhã” da P&G Brasil incentiva consumidores a ajudar na educação de jovens através do esporte por meio de doações à Fundação Gol de Letra. Qual é a importância de trazer à pauta assuntos como a educação de jovens através dos esportes?
Isabella – Enxergamos que temos a capacidade para sermos uma força ainda maior para o bem e cada vez mais queremos ser um agente efetivo na geração de soluções. E sabemos que os jovens, em especial, são o futuro do nosso País e a esperança para a construção de um lugar cada vez melhor para todos nós. Como empresa, precisamos oferecer ferramentas e oportunidades para que esses jovens possam se desenvolver seja por meio do esporte, educação ou empregabilidade, pois só vamos crescer enquanto sociedade se esses jovens também prosperarem.
M&M – Como esses investimentos no esporte impactam a relação com os consumidores?
Isabella – Na P&G, acreditamos no esporte como ferramenta social para o desenvolvimento da população, inclusive como apoio a educação e incentivo à saúde e bem-estar, além de uma plataforma de comunicação. Nosso compromisso é cuidar, principalmente, dos nossos colaboradores, consumidores e comunidade em que atuamos, sendo essa força para o bem. Apoiar o esporte vai ao encontro do propósito da companhia, de melhorar a vida das pessoas todos os dias, agora e para gerações futuras. A educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte são ideais importantes. Por isso, acreditamos que a prática destes valores pode ultrapassar as fronteiras das arenas esportivas e mudar a vida dos consumidores e da sociedade como um todo.
https://www.youtube.com/watch?v=4PAzvuKGVGw
M&M – A questão de equidade de gênero tem chamado a atenção nesta edição de jogos com uma maior participação feminina na delegação do Time Brasil e no time de cobertura das emissoras, inclusive com mulheres na narração, e a estreia de provas mistas. De que forma os Jogos Olímpicos podem contribuir com o debate da diversidade e inclusão?
Isabella – Os Jogos Olímpicos são um dos eventos mais importantes do mundo e quando trazemos representatividade para esse cenário, como o aumento da participação feminina e até mesmo as paralimpíadas, começamos a colher impactos grandiosos, principalmente a longo prazo. A diversidade e a inclusão é um tema de extrema importância para P&G. Prova disso é que nós e o Comitê Olímpico Internacional (COI) nos comprometemos com uma parceria inédita, voltada para a cidadania, para promover avanços importantes em áreas-chave, como a igualdade e inclusão, sustentabilidade ambiental e impacto na comunidade.
M&M – O que é o Fundo Atletas pelo bem e como funciona a distribuição do dinheiro arrecadado?
Isabella – A P&G lançou junto do COI e do Comitê Paralímpico Internacional (CPI) esse projeto que busca encorajar mudanças ainda mais positivas na sociedade. Com um total de meio milhão de dólares, o Fundo Atletas pelo Bem celebra e incentiva o trabalho de atletas olímpicos e paralímpicos que são parceiros de instituições de caridade em todo o mundo e servem suas comunidades nas áreas de Impacto na Comunidade, Igualdade e Inclusão e Sustentabilidade Ambiental. Cada organização de caridade apoiada pelos atletas selecionados receberá um subsídio de US$ 10 mil, contribuindo para o compromisso da P&G na campanha global “Movidos pelo Amor” de fazer 2.021 atos de bem em 2021. O grupo de 52 beneficiados selecionados pelo fundo inclui 28 atletas olímpicos e 24 atletas paralímpicos, representando 20 países e 26 esportes. O grupo brasileiro é protagonista e, junto dos EUA, encabeça a lista do Fundo com seis atletas: Marco Grael (vela), do Instituto Rumo Náutico; Aline Ferreira (wrestling), do Mempodera; Luana Lira (saltos ornamentais), do Instituto Pro Brasil; Flavia Figueiredo (boxe), do Save the Children; Pedro Corrêa (vela), do Alliance to End Plastic Waste; e Kawan Pereira (saltos ornamentais), do Instituto Pro Brasil.
Compartilhe
Veja também
Porto renova parceria com GP de São Paulo até 2027
Ao todo, contrato entre a empresa e Fórmula 1 se estende por seus anos, fazendo da marca founding partner do evento com ativações e outras ações
Tiffany & Co cocria troféu do Super Mundial de Clubes Fifa
Joalheria auxiliou no desenvolvimento da peça que será entregue aos campeões