PGB indica que 65,8% da população da América Latina joga videogames
A constatação vem do painel PGB Latam, da Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgado na tarde desta quinta-feira, 27, durante a Gamescom Latam
PGB indica que 65,8% da população da América Latina joga videogames
BuscarPGB indica que 65,8% da população da América Latina joga videogames
BuscarA constatação vem do painel PGB Latam, da Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgado na tarde desta quinta-feira, 27, durante a Gamescom Latam
Meio & Mensagem
27 de junho de 2024 - 17h25
A Pesquisa Game Brasil (PGB) apresentou, nesta quinta-feira, 27, durante a primeira edição da Gamescom Latam, o painel PGB Latam, sobre a relação do público da América Latina com jogos eletrônicos. O levantamento revela que, em média, 65,8% da população de Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru jogam videogames. A pesquisa não contempla o mercado brasileiro.
(Crédito: Miljan Zivkovic/AdobeStock)
Dentro desse grupo, 78,8% consideram os jogos eletrônicos como uma das suas principais fontes de entretenimento e 73,8% enxergam os games como a principal forma de se entreter. Apesar de 65,8% da população afirmar jogar, apenas 36,4% dela se considera gamer.
Disponível pela primeira vez gratuitamente no site da PGB, o relatório indica ainda que, na América Latina, 56,3% dos jogadores são homens, enquanto 43,7% são mulheres.
Além disso, 15,2% dos jogadores têm de 35 a 39 anos e 15% de 30 a 34 anos, que juntos representam as faixas etárias que mais se interessam pelos jogos.
O estudo também mostra que 47,4% dos gamers latino-americanos jogam no smartphone, enquanto 19,1% preferem os consoles e 12,7% o computador. Quanto ao tempo de jogabilidade, 40,6% das pessoas dessa região preferem jogar por até uma hora por dia, enquanto 30,5% optam por jogar de uma a três horas por dia.
A maioria dos jogadores dessa região (79,2%) afirma jogar com seus filhos. Além disso, 53% jogam para ficar de bom humor; 54,7% jogam para se desconectar dos problemas. A pesquisa ainda mostra que 64,5% dos gamers da América Latina gostam de jogos que os relembrem de sua infância.
A PGB Latam também indica que 52,5% dos jogadores da região afirmam terem feito muitos amigos jogando online, 54,7% se sentem aceitos pelas suas respectivas comunidades online e 54,4% se sentem motivados em jogar com outras pessoas online.
Com relação aos eSports, 63% dos entrevistados se dizem familiarizados com a modalidade esportiva. Dentro desses, 56,1% gostam de assistir a partidas de eSports, e 39,2% afirmam praticarem esportes eletrônicos.
Desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013. Para chegar em seus resultados, a pesquisa realiza questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema. Ao todo, mais de 11 mil participantes, de cinco países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru -, responderam à PGB Latam. Acesse a pesquisa completa aqui.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca