Plataformas apostam em retrospectivas para engajar público no fim do ano
Empresas como Spotify, iFood, TikTok, entre outras, recordam momentos de 2023 e aprimoram retrospectivas
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Meio & Mensagem
12 de dezembro de 2023 - 10h26
Com a chegada do fim do ano, as retrospectivas entram na pauta das marcas. Relembrando momentos e com o objetivo de gerar conexão e engajamento com os consumidores, algumas marcas entram pela primeira vez no movimento das retrospectivas. Outras, como o Spotify e Deezer, aprimoram seus formatos com o objetivo de chamar mais atenção. Confira algumas das ações das marcas em suas retrospectivas. de 2023.
A plataforma de música apostou em experiência para se conectar com os fãs em 2023. Com novas dinâmicas e interatividade, o Spotify investiu no conceito “dar a real” sobre o ano dos ouvintes e em experiências por meio de interatividade.
Os usuários puderam revisitar suas experiências musicais de 2023 com novos elementos e outros itens atualizados. A começar pelo “Eu em 2023” que revela o tipo de personalidade como cada usuário usou o Spotify. A plataforma disponibilizará 12 personalidades diferentes.
Além disso, no aspecto de conectividade, o streaming aponta os ouvintes locais no Mundo com mais usuários com gostos musicais semelhantes. Outra ação é o Match, no qual cada um pode convidar seus amigos para combinar playlists.
Por fim, os tops (gênero e artistas) aparecem de forma renovada. Os mais escutados do ano são exibidos no formato de sanduiche. No Top 5 Artistas, os usuários podem conferir em quais meses eles foram mais ouvidos. Ainda, nomes como Taylor Swift, Bad Bunny, Peso Pluma, NewJeans, SZA, KAROL G e Jung Kook deixaram suas mensagens para os fãs.
Já o iFood lançou, na última semana, o Meus Foods 2023. Com formato de story, a retrospectiva da plataforma de delivery traz dados e informações sobre a relação dos consumidores com seus pedidos.
Com formato compartilhável, os usuários podem descobrir quais foram os principais restaurantes, itens mais pedidos, horário preferido e até mesmo quanta economia cada um fez durante a sua jornada. A retrospectiva do iFood existe desde 2019 e leva dados personalizados para cada usuário.
Uma das principais fontes de buscas na internet, o Google divulgou nesta segunda-feira, 12, a retrospectiva dos termos que mais cresceram em seu buscador ao longo de 2023. A lista foi dividida em categorias.
Entre os principais acontecimentos esteve a Copa do Mundo de Futebol Feminina, em primeiro lugar. Na sequência, aparecem Submarino desaparecido e Guerra em Israel e Gaza. Já “Barbie” foi um termo que mais apareceu entre filmes e na nova lista “Virou Trend”.
A lista desenvolvida pela plataforma de buscas conta, ainda, com tópicos como Personalidades, Política, Mortes, Séries, O que é, Mulheres, Por que, Meme, Comida, Games, e Clubes de futebol.
Já o TikTok aproveitou a sua retrospectiva para relembrar momentos e trends populares que engajaram a comunidade de usuários da rede ao longo do ano. Segundo a plataforma, os vídeos de tendências, no feed Para Você (For You), foram os preferidos, especialmente nas categorias de entretenimento, esportes, estilo de vida e educação.
A empresa condecorou criadores como Gabryell, Luva de Pedreiro, Daniela Choma, Coracy Arantes, e Jully Molinna,
Além disso, as comunidades também foram tendências entre os usuários da rede. Os TikTokers usavam as hashtags para postar vídeos semelhantes aos que estavam em alta na rede. Confira as principais comunidades de 2023:
1. #TikTokMeFezAssistir
2. #TikTokMeFezOuvir
3. #BookTokBrasil
4. #GamesNoTikTok
5. #TikTokEsportes
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