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Marketing

Campanha e podcast: a Americanas S.A, um ano depois

Companhia apresenta mensagem institucional que reforça o propósito da empresa e fala sobre sintonia e integração


2 de agosto de 2022 - 6h00

Em junho de 2021, após a votação das Assembleias Gerais Extraordinárias, Lojas Americanas e da B2W apresentaram oficialmente a sua fusão. O movimento havia sido anunciado dois meses antes e indicava a criação de uma empresa 100% integrada, a Americanas S.A. Mais de um ano após a data, a companhia decidiu colocar na rua uma campanha comemorativa.

 

Ação começou no dia 19 de julho e ganha vídeo manifesto na próxima quarta-feira, 3 (Crédito: Divulgação)

Criada em parceria com a WMcCann, a ação apresenta o conceito “1 ano de sintonia – É tempo de somar” e comunica o público sobre o aniversário da Americanas S.A. A campanha teve início em 19 de julho, com anúncios em jornais impressos, mídia digital paga e posts patrocinados nas redes sociais. Mas, agora, ganha um vídeo manifesto.

O conteúdo que estreia na segunda semana de agosto e tem o objetivo de apresentar o propósito da Americanas S.A e como a companhia pode somar na vida das pessoas.  De acordo com Washington Theotonio, CMO da Americanas S.A, que assumiu o cargo em julho de 2021 após oito anos na Rede Globo, a campanha é uma evolução do conceito que já vinha sendo apresentado desde a fusão.

Se, no início, o mote de Americanas era somar diferenças e ativos. Agora, um ano depois, a comunicação da marca destaca a sintonia de trabalhar juntos. A imagem institucional de Americanas S.A. já vinha sendo trabalhada desde dezembro, quando WMcCann criou seu primeiro institucional de Natal para a marca.

“Quando a gente olha para esse ecossistema inteiro, é preciso muita sintonia”, conta o CMO, citando as marcas e os diversos parceiros que fazem parte da operação. “Nós temos um papel integrador muito importante”, afirma. Essa máxima é uma realidade sobre como a companhia opera desde a união das empresas. Hoje, Americanas S.A. conta com áreas transversais que perpassam todos os núcleos da empresa e suas marcas. São elas: ESG, performance, arquitetura e conteúdo.

Investida no conteúdo

No que tange o conteúdo, a companhia aproveita a comemoração de um ano para anunciar uma novidade. A criação do podcast SomarCast, que vai trazer temas ligados aos negócios, tecnologia, inclusão e meio ambiente. O podcast terá convidados de dentro e fora da Americanas S.A. e tem estreia prevista para o próximo dia 15, nas plataformas de streaming de áudio.

O objetivo da ação é posicionar a companhia como inovadora e engajada. “Ele é, ao mesmo tempo, um formato já antigo que ganhou uma cara nova e se reinventou. Isso tem tudo a ver com o que a gente está falando”, explica Washington Theotonio sobre a escolha do podcast como canal para a estratégia. “Não quero parar nesse formato não”, revela.

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