Milena Seabra
27 de abril de 2011 - 12h01
Hoje, sem dúvida, temos mais poder para se comunicar e construir relacionamentos do que jamais pudemos sonhar. A evolução da tecnologia aproximou pessoas, reduziu o tempo, aumentou o poder de consumo e criou uma conexão maior entre as pessoas e entre as marcas e seu público de interesse.
Segundo a comScore, líder em estatísticas do mundo digital, o Facebook cresceu para quase 9 milhões de visitantes, aumentando exponencialmente sua audiência no ano passado. O Twitter, outro fenômeno, também testemunhou forte crescimento, quase dobrando sua audiência para 8,6 milhões de visitantes, com o Brasil liderando mundialmente em termos de penetração entre usuários da Internet a 23%.
Mas toda essa conexão entre as pessoas ao mesmo tempo que aproxima, pode criar certa distância. Estamos vivendo a era do clique e do toque. Os SMS, os tweets e os posts substituíram o contato pessoal, as pessoas nunca tiveram tanta tecnologia à disposição para falar em qualquer tempo e lugar, as pessoas nunca estiveram tão expostas e preocupadas com a vida alheia, mas essas mesmas pessoas nunca estiveram tão fechadas em seu próprio mundo, nunca estiveram tão individualistas.
Como disse Nizan Guanaes em um artigo na Folha de São Paulo, com exceção ao Simpsons, provavelmente nenhuma família se reúne mais a noite em frente à TV para compartilhar momentos importantes. O cenário mais provável é o celular, a TV, o notebook ou Ipad, disputando o mesmo espaço.
Talvez tenha sido um pouco exagerada, mas acredito que tudo isso deva provocar uma reflexão em todos nós, pois a tecnologia é maravilhosa e, sem dúvida, nunca mais seremos os mesmos, mas precisamos saber como usá-la, pois os momentos são únicos e não podemos mais continuar tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes.
Compartilhe
Veja também
-
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
-
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025
-
-
-