Pedro Silva
27 de maio de 2011 - 3h55
Acabo de chegar das reuniões da diretoria executiva do International Federation of Audit Bureaux of Circulatons (IFABC), órgão que congrega os IVCs de todo o mundo. O encontro realizado em Budapeste (HUN), em meados deste mês, teve reuniões dedicadas às métricas de streams. Ainda não existe uma lista final, mas as métricas mencionadas abaixo foram discutidas e devem compor o padrão que será adotado mundialmente pelos IVCs.
– AV (áudio/vídeo) Play – Um pedido de arquivo AV feito por um browser pode ser medido de duas maneiras: AV Play Event ou AV request. Note que se trata apenas do pedido e começo da transferência de dados, não traduz quanto do conteúdo foi visto.
– AV Unique Browser(UB) – Um UB que tenha feito pelo menos um AV Play.
– Automated AV Play – Quando o processo começa de forma automática e não resultante de uma ação humana no browser.
– AV Content Play – Subdivisões de um arquivo representando um conteúdo específico.
– AV Ad Play – Quando o conteúdo é uma propaganda.
– AV Play Duration – Número de segundos do conteúdo específico entregue.
– AV Play Completion Rate – Válido somente para on-demand. Mas, ainda é preciso definir “complete”. A questão é se uma pessoa assiste 95% do conteúdo podemos considerar como uma reprodução completa? Talvez não?
– Total AV Play Duration – Soma do número de segundos de todas as reproduções de um conteúdo específico, em um determinado período.
– Unique AV Play Duration – Duração total de conteúdos distintos por AV Unique Browser.
– Unique AV Play Percentage – Percentual de cada conteúdo especifico em relação ao conteúdo total.
– Simulcast Streams – Número de conexões ativas de stream, durante cada minuto, de um período.
Entenderam? Tudo? Parabéns!
Eu ainda estou pensando no assunto. Já entendi a ausência de Page Impressions, o que é um começo.
Considero que traduzir estas métricas para as que usamos hoje na mídia tradicional ao vivo, rádio e TV, é uma maneira de simplificar o assunto. Reler as definições com isso em mente certamente ajudará na compreensão.
Para AV On Demand, somente fazem sentido as seguintes métricas: Total AV Play Duration; Unique AV Play Duration; Total Play Duration per AV Unique Browser (derivada) e Unique AV Play Percentage.
Aos que enviarem comentários prometo que procurarei respostas. Até o próximo post.
*Pedro Silva é presidente executivo do Instituto Verificação de Circulação (IVC)
Compartilhe
Veja também
-
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
-
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025
-
-
-