Assinar

B2B+B2C=B2P

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

B2B+B2C=B2P


10 de novembro de 2011 - 1h36

Em outubro de 2005 Marcelo Coutinho (Terra) e eu fizemos, em parceria, algumas apresentações sobre Comunicação Convergente, argumentando que, de certa forma, o conceito vigente de B2B (business to business) endereçava de maneira simplista a comunicação empresarial.

Se, por um lado, não dava conta de abranger a complexidade dos pontos de contato (touchpoints) dessa comunicação, de outro complicava desnecessariamente o assunto ao deixar de lado uma questão simples: quem decide a compra nas empresas é uma pessoa.

A comunicação dirigida aos executivos das empresas seria, então, um caso particular de B2C (business to consumers), onde o consumidor compra em nome de uma instituição e de acordo com as necessidades desta, mas nem por isso agindo de forma puramente racional.

Por outro lado, pareceu-nos oportuno levantar a questão de que o conceito de “consumidor” também seria restritivo. Consumir, embora importantíssimo para os negócios, é apenas um dos atos de uma pessoa.

Nosso trabalho seguia sugerindo uma visão integrada da comunicação (hoje alcunhada de holística) e um estudo mais aprofundado das dimensões da satisfação dos clientes (se bem me lembro utilizávamos o bom e velho diagrama de Kano para representar essa análise).

Em um único slide, apresentamos um raciocínio simples sobre os “touchpoints”, ampliando o conceito de “mídia”:

– Existem diversas alternativas de comunicação com o público-alvo
– O público-alvo tem várias alternativas para conhecer você, se desejar
– Comunicação integrada garante que os caminhos se cruzem de forma eficiente e consistente
A expansão das redes sociais na internet multiplicou a relevância desses pensamentos e conferiu um sentido de urgência às considerações.
No contexto atual, o que dizem de nós é tão ou mais importante do que nós dizemos.

* CEO da Unit34

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora

  • Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação