Amir Somoggi
26 de maio de 2011 - 7h20
A final da Liga dos Campeões da UEFA no próximo sábado entre Manchester United e Barcelona pode ser considerada a partida mais importante do futebol mundial em 2011. A final da “Champions”, como é carinhosamente chamada a principal competição entre clubes do mundo, será o centro das atenções da mídia e dos torcedores ao redor do planeta.
A competição pode ser considerada uma Copa do Mundo anual, já que os 32 clubes que participam da competição, colocam em campo os melhores jogadores do mundo. Além disso, os valores gerados pela UEFA com a competição demonstram essa afirmação, já que mais de 800 milhões de euros são movimentados a cada ano, o que representa em 4 anos mais de 3,3 bilhões de euros, valor similar ao movimentado pela FIFA na Copa da África em 2010.
Na última temporada a UEFA repassou aos 32 clubes participantes.746,4 milhões de euros, a maior evolução dos últimos anos. Esse valor representou um crescimento de 28% em relação aos valores repassados aos clubes na temporada 2008-09 e 71% superior aos valores que os clubes receberam na temporada 2005-06. Esse crescimento percentual somente foi menor do que o registrado na temporada 2006-07.
O campeão da Champions League na temporada 2009-10, a Inter de Milão recebeu da UEFA 48,8 milhões de euros, sendo que 9 milhões de euros pela conquista do título. O vice-campeão Bayern de Munique recebeu 44,9 milhões de euros, sendo 5,2 milhões de euros pelo vice-campeonato.
Assim, disputar a final e conquistar ou não o titulo da competição não se resume somente a um aumento ou redução de uma remuneração fixa oferecida pela UEFA.
O maior impacto para os finalistas está na exposição global do jogo, e os impactos que essa ampla audiência gera para os negócios dos clubes, no aumento de sua base de torcedores, ampliação de seus contratos de patrocínios e novos mercados para a exploração comercial de sua marca.
Assim, independentemente do time que levar o título no próximo sábado, seguramente Manchester e Barcelona, sairão ainda mais fortalecidos mercadologicamente, graças a importância esse jogo tem, como conteúdo de mídia em todo o mundo.
* Amir Somoggi é diretor de consultoria em gestão esportiva da BDO
Compartilhe
Veja também
-
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
-
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025
-
-
-