Meio & Mensagem
3 de novembro de 2011 - 1h12
Qualidade, comunicação e distribuição eficiente são apenas alguns dos predicados para o sucesso de um produto. Ter quem fale da sua marca também é um recurso amplamente utilizado: são os famosos embaixadores.
Mas hoje, uma das forças mais poderosas para a construção de uma marca pode ser um recurso muitas vezes mal reconhecido ou pouco utilizado, o chamado público interno.
Muitas vezes, para ser relevante aos olhos do consumidor, uma marca precisa passar por um importante “crivo” técnico e emocional. Cabe ao público interno esse papel de forma cada vez mais relevante.
Funcionários sentem-se parceiros à medida que são envolvidos com a organização. Quanto mais informados, maior é a “dor de dono”. Afinal quem é o melhor porta-voz do negócio senão o dono?
Muitas empresas já estão atentas a isso. Ao time de comunicação interna cabe um diferente papel, o de deixar de ser algo funcional para tornar-se estratégico, o marketing de dentro para fora – o conhecido endomarketing.
Não basta ter uma equipe de talentos muito bem motivados. Informação e comunicação adequadas são a fórmula para que a empresa potencialize ainda mais sua marca e seus funcionários assumam o papel de embaixadores.
Por outro lado, esse papel ativo e também desafiador, necessita de atenção. Em tempos de mídias sociais totalmente inseridas no dia a dia de todos nós, é comum o profissional e pessoal se misturarem.
Redes são ambientes abertos e públicos. O conteúdo postado não é descartado. Até pode ser, mas até isso acontecer, o estrago pode ser grande.
O que o profissional, ou pessoal, manifesta em uma rede social pode marcar a reputação da empresa onde ele trabalha, positiva ou negativamente. E o segundo é sempre mais rápido de se espalhar, como sabemos. Por isso é fundamental a consciência sobre a tênue diferença entre opinião pessoal e papel de funcionário. As redes sociais tem gerado uma nova dinâmica nas nossas vidas e tendem a ser cada vez mais relevantes. Razão pela qual bom senso e a disponibilidade para aprender fazem a diferença .
Luiz Carlos Dutra é VP de assuntos corporativos da Unilever
Compartilhe
Veja também
-
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
-
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos
-
-
-