Entrevista de Obama é um marco na mídia podcast
Podcast com o presidente da nação mais poderosa do mundo é a evidência perfeita de como essa nova mídia está ganhando espaço
Entrevista de Obama é um marco na mídia podcast
BuscarEntrevista de Obama é um marco na mídia podcast
BuscarPodcast com o presidente da nação mais poderosa do mundo é a evidência perfeita de como essa nova mídia está ganhando espaço
Mauro Segura
10 de dezembro de 2015 - 12h13
Em junho desse ano, o presidente norte-americano Barack Obama foi à casa de Marc Maron, mais especificamente na garagem, e ficou mais de uma hora falando com ele sobre diversos assuntos, alguns sérios, mas outros divertidos e bem pessoais. Você não conhece Marc Maron? Ok, dá para entender, mas o Obama você sabe quem é, com certeza.
Marc Maron é comediante e tem um dos podcasts mais legais e mais acessados nos Estados Unidos. Chama-se WTF (que é a abreviação de "What the fuck?"). É um podcast composto por programas que já alcançaram a casa de centenas de milhões de downloads. Obama foi à garagem da casa dele exatamente para gravar um podcast.
Aqui ficam alguns comentários:
1) É imperdível os primeiros minutos do podcast com Obama. Nele, Marc Maron compartilha sua ansiedade e excitação com tudo aquilo. Acho que nem ele acreditava no que estava para acontecer. Ouça aqui o podcast.
2) Você consegue imaginar a complexidade de se levar o presidente da nação mais poderosa do mundo, com segurança, na garagem de uma casa localizada em Los Angeles? A casa é simples e sem luxo. A equipe de segurança do presidente norte-americano tomou conta da área desde o dia anterior da gravação. Veja aqui as fotos do encontro, que mostram o presidente Obama muito à vontade na casa de Marc, o pessoal da segurança e o ambiente onde Marc grava os programas.
3) Ao chegar para gravar o programa, Obama disse ser "um grande fã" de Marc, e gentilmente disse que a garagem era "cool". Brincou com Marc dizendo que ele era narcisista por ter um monte de fotos próprias no local. Falou que morou em Pasadena, perto dali, quando começou a faculdade aos 19 anos e que escreveu um diário dos 20 até os 27 anos de idade. Obviamente que a entrevista cobre temas políticos, econômicos e sociais dos Estados Unidos, mas ganha mais brilho quando ele fala sobre o seu cotidiano e temas pessoais. Obama comenta a sua vida social muito restrita, diz que as suas filhas são a sua maior alegria, mesmo considerando que elas estão se afastando dele em função da idade, e fala sobre o seu pai alcoólatra. Trata-se de uma entrevista única, longa, divertida em alguns momentos, que somente a pegada da mídia podcast permite.
4) Esse podcast do Obama é um marco e a evidência perfeita de como a mídia podcast está ganhando espaço. Para conhecer mais, não deixe de ler o meu post chamado "Sua marcar está pronta para os podcasts?", no qual faço uma análise mais detalhada dessa mídia e do que está por vir num futuro breve.
5) Quer mais detalhes da experiência da gravação e do conteúdo conversado no podcast do Obama com Marc? Vá ao excelente artigo da Lúcia Guimarães publicado no Estadão e curta muito. Ela faz uma excelente análise.
Mauro Segura é líder de marketing e comunicação na IBM Brasil
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano