Edgar Chagas Diniz
25 de maio de 2011 - 3h29
A essa altura já é praticamente um consenso que as redes sociais não são uma moda passageira.
Por qualquer ângulo que se analise, Facebook, Twitter Orkut, Linkedin e que tais combinam um volume de usuários e de tempo médio de uso que já os coloca quase como uma segunda web.
A ambição declarada de Mark Zuckerberg, fundador, CEO e maior acionista do Facebook é se tornar a porta de entrada da internet, seja via web, seja via aplicativos.
O mais relevante não é se essa é ou não uma ambição exagerada, mas ela ilustra a dimensão do fenômeno que estamos vivendo.
Um aspecto interessante é que as pessoas em geral e os jovens em especial, passaram a fazer uso das redes sociais em tudo que fazem. Assistem TV e comentam, viajam e postam fotos, se informam na internet e dividem suas opiniões nas redes sociais…
Usando o exemplo do Esporte Interativo, qualquer transmissão ou programa que fazemos, temos milhares de comentários, elogios e críticas ao jogo, ao narrador, discussão entre os espectadores etc.
Não é o propósito desse post discutir com profundidade as conseqüências desse fenômeno na sociedade e nas empresas no Brasil e no mundo.
Mas acho importante apontar a distancia que existe entre a mudança de comportamento das pessoas e as estratégias e ações das empresas nesse novo ambiente, ainda extremamente tímidas.
É um maravilhoso mundo novo a ser entendido e explorado pelos grupos de mídia, pelas agencias, pelos veículos e pelos anunciantes, enfim por toda a nossa cadeia de negócios.
Vale errar, consertar, errar de novo, mudar de estratégia.
Só não vale ignorar.
* Edgar Diniz é presidente do Esporte Interativo
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