Renato Meirelles
29 de agosto de 2011 - 3h23
Se levarmos em consideração que 68% dos jovens de classe C estudaram mais que os seus pais em contraposição aos jovens da classe A, onde este número é de apenas 10%, podemos enxergar um dos fortes motivos do crescimento da nova classe média brasileira e a evolução constante na base da pirâmide.
Já não é novidade que as mudanças econômicas que ocorreram desde a implantação do plano real, contribuíram para mudar o perfil da população e criar um novo oásis de consumo, oriundo do antigo nicho de mercado, que com a conquista de empregos formais e acesso ao crédito, transformou-se na classe sustentáculo do Brasil, a classe C, que movimenta R$ 881,2 bilhões.
Entretanto, não podemos descartar a grande importância do avanço educacional para o emergente, que serviu como alavanca, para que o jovem conseguisse melhores oportunidades no mercado de trabalho, e com isso, impulsionasse a ascensão da renda familiar, o que também ocasionou sua transformação como formador de opinião dentro de casa.
Sua contribuição na renda da família, contribuiu para que esta família embarcasse na trajetória de migração da classe D para classe C. Se as profissões paternas predominantes eram constituídas por trabalhadores braçais: domésticos e pedreiros, as profissões dos descendentes, na sua maioria, estão centrados na área de vendas, que exige um aprendizado maior, conquistado com o ingresso deste jovem nas universidades.
Os jovens mais bem preparados são o retrato da evolução das classes emergentes, que estão num processo de mudança crescente, e com isto, se tornam cada vez mais aptos para influenciar a sociedade aonde vivem, pois com visão crítica e maior discernimento, terão poder de sobra para influenciar cada vez mais na política nacional, e consequentemente, no futuro do país. Portanto, enxergar o jovem emergente e o seu papel transformador é sinônimo de prosperidade para as empresas de hoje se tornarem as grandes empresas de amanhã. O futuro começa com C maiúsculo.
* Renato Meirelles é sócio-diretor da consultoria Datapopular
Compartilhe
Veja também
-
Grupo CCR inicia transição para Motiva
Após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, empresa inaugura escritório com nova identidade, muda ticker na B3 e estreia campanha em 4 de maio
-
Lady Gaga: as regras para os patrocinadores do show em Copacabana
Apenas a Bonus Track, realizadora do evento, tem autorização para usar a imagem da cantora em divulgações do show, marcado para o próximo dia 3
-
-
-