Assinar

Primo pobre – primo rico

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Primo pobre – primo rico


1 de julho de 2011 - 7h55

Ok, hoje vou começar com uma provocação aos publicitários. Eles vão ficar chateados comigo mas eu , de vez em quando, fico chateado com eles também. Talvez seja apenas complexo de inferioridade, mesmo. Ou simples inveja. Embora o povo de tv (eu) e o povo da pub tenham dna parecido, a trajetória de cada grupo é bem diferente. E as recompensas também… Publicitários ganham mais, têm carros mais bacanas, se vestem de jeito mais transado, comem melhor, são mais bonitos do que nós, mais cheirosos. E o produto que eles fazem é mais durador, mais bem-acabado, mais caro, demora mais pra ser feito, requer muita equipe e muito equipamento.

Nós de TV, padeiros do audiovisual, não podemos nos dar a esses luxos. O pãozinho tem que sair todo dia, pra consumo fugaz, pois no dia seguinte lá vem outra fornada. E nada de confeitaria. Com dizia um professor de RTV:

"TV tem que ser feita do melhor jeito possível".

E se não der, psor?

"Aí, tem que fazer de qualquer jeito"

Mas, ultimamente, os publicitários parecem olhar para tv com olhos de inveja, numa inversão total . Deve ser culpa do "Mercado" (eu tenho medo do "Mercado"…), da audiência fragmentada, da suposta decadência do comercial de 30", ou da dor de barriga dos "criativos", sei lá.

Sei que eu tenho ouvido muito por aí, da boca e das letras dos publicitários a vontade quase compulsiva de fazer "conteúdo". Publicidade é forma e tv é conteúdo? Não entendo muito essa denominação. Aliás, só os publicitários chamam o produto de TV de "conteúdo".Que mania!!! Na TV a gente chama de programa, mesmo.Ou promo, chamada, vinheta….

TV e publicidade podem andar juntos. "Criativos " de ambos os lados podem sentar e bolar um "conteúdo", sem problemas. Desde que respeitadas as especialidades de cada um. E que se pare de chamar o que a gente faz de conteúdo, raios. Publicitários têm essa sanha de dar nomes às coisas, nomes "publicitários". "Criativos" não soa meio ridículo? Em TV a gente chama de produtor, diretor, diretor de arte… E "Branded Entertainment" . E "Storytelling"?
Enfim, desculap aí….é só dor de cotovelo de um velho homem de TV. Que, claro, fica mais à flor da pele sempre que rola uma premiação de Cannes, por exemplo.

Pura inveja ver os colegas da pub ganhando prêmios, batendo recordes, se autoelogiando. Primos ricos, estão sempre organizando eventos e premiações para eles mesmos! E aquelas campanhas que produziram apenas um filme, que o cliente nem gostou, mas que algum canal topou veicular só para o filme concorrer a prêmios, troféus, medalhas, medalhas,medalhas? Não é "roubar" no jogo?
Mas os publicitários estão certos, nós de tv, primos pobres, é que tínhamos que nos unir e começar a nos premiar . Afinal, não somos nós que fazemos o tal "conteúdo"?

* Zico Goes é diretor de programação da MTV Brasil

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca

    Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca

    Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil

  • Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil

    Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil

    Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano