Meio & Mensagem
16 de maio de 2011 - 8h43
Se você costuma ir ao supermercado com alguma freqüência já deve ter presenciado a cena: a consumidora pára, analisa e em questão de minutos abastece seu carrinho. Visualize, por exemplo, a seção de higiene e beleza. No espaço dedicado aos shampoos, ela olha atenta as novidades, abre algumas embalagens para sentir a fragrância e faz sua escolha. Em que momento essa decisão foi tomada? No contato com o produto no ponto de venda ou na interação com a marca por meio da propaganda na TV?
Arriscaria dizer que essa consumidora foi além e tomou sua decisão de compra motivada pelo contato com a marca por meio de experiências diversas: a leitura de uma revista em que o produto foi indicado pela expert de beleza, pelo merchandising visto no seu programa de TV preferido ou ainda ao receber em casa um sampling – caso ela tenha manifestado seu desejo pela internet.
Poderia citar ainda muitos outros fatores que influenciam consumidores a comprar: experiência com a loja, exposição, preço, condições de pagamento, acessibilidade e senso de urgência, mas sem dúvida alguma são necessários 360 graus para conquistá-lo.
Comunicação é uma atividade dinâmica e mutável. O consumidor muda e por isso o anunciante, as mídias, os formatos e a linguagem também precisam mudar. Quantos graus forem necessários!
Vivemos a era em que a decisão de compra é influenciável por fatores como a interatividade feita de maneira correta.
Já que estamos falando sobre interação marca e consumidor, não poderia deixar de citar o cinema. Hollywood já descobriu há anos que boas histórias vendem, mas boas histórias com produtos bem amarrados ao enredo podem vender ainda mais.
Acredito que você já tenha visto alguma das cenas abaixo. A pergunta é: impactou sua decisão de compra ou de alguém que você conhece?
* Luiz Carlos Dutra é vice-presidente de assuntos corporativos da Unilever
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