Assinar

Uma questão de integração

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Uma questão de integração


9 de junho de 2011 - 6h27

A integração da comunicação é um dos grandes problemas dos anunciantes hoje, para cuja solução, até agora, ninguém tinha dado um passo muito efetivo. A Fiat está dando esse passo.
O que não dá certo: as agências trabalharem isoladamente para só depois costurar tudo e integrar a comunicação. Ora, a ideia precisa nascer integrada desde a concepção: planejamento, estabelecimento do conceito criativo etc. E é isso que a “Agência Fiat” está fazendo.
Online e offline precisam deixar de ser tratados como meios concorrentes, iniciativas separadas. Por que não explorar ao máximo as potencialidades de cada um dos meios? Para isso, estamos pensando a comunicação global e integradamente, desde a origem.
Além disso, é necessário que o cliente também esteja preparado para quebrar as barreiras internas. Por isso, estamos remodelando também nossa área interna de marketing, criando uma verdadeira interface com o planejamento das agências.
Tudo isso é um movimento pioneiro, que pode, num futuro não muito distante, provocar ações semelhantes no mercado.

* João Batista Ciaco é diretor de publicidade e marketing da Fiat e presidente da ABA

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco do Brasil recria faces de personalidades negras

    Banco do Brasil recria faces de personalidades negras

    Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto

  • São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição

    São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição

    Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025