Por que marcas no Brasil têm embarcado no clima do Halloween
Data ganha força no País, se torna fixa no calendário de campanhas publicitárias e geram resultados positivos
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Rafaela de Oliveira
26 de outubro de 2023 - 6h00
O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, comemorado no mês de outubro, de maneira mais forte nos Estados Unidos, tem se tornado uma importante data no calendário de marketing das marcas também no Brasil. Cada vez mais, elas têm realizado ações com abordagens relativas à festividade. Em alguns casos, a data é vista como uma grande oportunidade para varejistas e outros players conhecerem ou se aproximarem mais dos consumidores, movimentarem suas marcas na mídia e em conteúdo espontâneo e mesmo movimentarem novos negócios.
Propositalmente, a Sephora se antecipa à celebração do Halloween em si – 31 de outubro – para se destacar entre as ações que crescem em número, quanto mais perto se chega da data.
Seguindo essa lógica, no dia 11 de outubro, no Grand Hyatt São Paulo, aconteceu o Baile de Halloween da Sephora, idealizado pela marca e com o total de 23 patrocinadores, entre eles Givenchy, Jean Paul Gaultier, MAC, Anastasia, Norvina, Bruna Tavares, Yves Saint Laurent, Niina Secrets, Oui, Braé, Tom Ford, Fanta, Bulova, Freixenet, Stella Artois, Nescafé, Chandelle, Tik Tok, Latam, Colgate, Fruittella, Disney e Hyatt.
“Começamos a jornada do Halloween Sephora em 2019 e tivemos uma excelente aceitação do público e desde então o projeto foi crescendo a cada ano”, conta Cataldo Domenicis, diretor de marketing da Sephora.
O diretor menciona que em 2022, o Halloween Sephora registrou 8,8 milhões de interações e 18 horas de conteúdos nas redes sociais, além de R$ 62 milhões de retorno de mídia espontânea. No ano passado, a festa foi projetada para 800 convidados. Neste ano, a marca recebeu mil convidados.
O evento foi produzido e executado pela Samba_, com cobertura da Lab no Tiktok, ambas da Holding Clube, e contou com apresentações de Pedro Sampaio, Ivete Sangalo, Xuxa e Preta Gil. A Sephora preparou ativações para os convidados que incluíam estações de maquiagem temáticas de Halloween, enquanto nas lojas estão disponíveis produtos exclusivos para a ocasião.
“Decidimos abraçar a celebração desta festa que não era tão tradicional no país porque está muito conectada com a nossa marca, por meio da maquiagem e autoexpressão”, comenta Domenicis. “Hoje, percebemos que já se tornou um pilar estratégico para movimentar a economia no segmento de beleza e eventos no mês de outubro.”
O segmento de bebidas também embarca no clima assustador. A Starbucks Brasil celebra a data com duas bebidas temáticas de edição limitada: Frappula Frappuccino, inspirado pelo Conde Drácula, e Abracadabra Starbucks Refreshers.
Já a Fanta, marca de refrigerantes da Coca-Cola Company, preparou ativações gratuitas e promocionais que envolvem o produto Fanta Mistério – bebida com cor vermelha e sabor misterioso embalado em lata que muda de cor quando exposta a baixas temperaturas.
Com o lançamento, a marca tem os objetivos de criar mais identificação e proximidade com seus consumidores no Brasil e fortalecer sua presença no mercado. “É o terceiro ano consecutivo que somos a marca líder, no mercado de refrigerantes, quando o assunto é Halloween”, pontua Ted Ketterer, diretor de marketing da Coca-Cola Brasil.
“Notamos que há bastante procura e interesse pelo produto e nossa estratégia de marketing foi desenhada para despertar desejo e curiosidade, além de proporcionar momentos divertidos ao público com as ativações lúdicas que têm tudo a ver com a proposta de Fanta Mistério”, completa o diretor.
Também foi lançado pela marca o Unreality Show Monster Mansion, com participação especial de influenciadores digitais. O programa está disponível no YouTube de Fanta Brasil.
Parcerias com Fanta
Com o intuito de promover a Fanta Mistério e trazer diferentes experiências de consumo, a marca também realizou parcerias com redes de fast food do país.
Neste mês, a marca se uniu ao McDonald’s com ações temáticas em restaurantes selecionados. Os estabelecimentos recebem decorações com adesivação nos ambientes internos e no Drive do Méqui, ação lúdica com atores zumbis e e cupons com ofertas especiais.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Bob’s também faz parceria com a Fanta durante o Halloween. Algumas unidades do restaurante contam com decoração de cemitério assombrado e photo opportunity no estacionamento com ação lúdica de atores.
O Halloween faz parte do calendário da rede de fast food desde 2021. Neste ano, o cardápio também faz parte da comemoração com o Trio Bob’s Mistério, que acompanha um sanduíche temático com molho misterioso de coloração verde vibrante, batata palito e a Fanta Mistério. Com a compra, o consumidor ganha um Fanta Snack Cup de brinde, válido somente para as lojas drive-thru do Bob’s.
“O Halloween está ganhando força no Brasil nos últimos anos e com isso vem se tornando uma data fixa no calendário das marcas”, diz Renata Brigatti Lange, diretora de marketing do Bob’s. “Os clientes do Bob’s já esperam pelas nossas ações para celebrarem a data.”
Na cidade de Brasília o restaurante Giraffa’s uma ambientação interna de loja e photo opportunity de cemitério. Também é é oferecida uma oferta de 25% de desconto na compra do Combo Filézinho de Frango Empanado + Fritas Média + Fanta.
Com a Domino’s Pizza, a Fanta oferece, em todo o Brasil, combos especiais com a Fanta Mistério, que acompanham brindes temáticos. Durante todo o mês de outubro, as pizzas serão entregues em caixas personalizadas com a temática de Halloween. Além disso, a parceria criou a pizza de massa preta, que estará disponível em seis lojas de Porto Alegre, entre os dias 28 e 31.
Os clientes da Conveniência BRMania poderão aproveitar a oferta de um combo especial com Fanta + Food + Bala em todas as lojas pelo preço de R$ 12,99.
A ação “misteriosa” da Fanta também chega ao Jeronimo Burger, rede de restaurantes do Grupo Madero. O restaurante apresenta uma ativação na unidade da Oscar Freire, em São Paulo, com uma decoração temática para divulgação.
Com a chegada do mês de outubro, um combo temático – com pipoca colorida e balde diferenciado – está sendo oferecido aos clientes do Cinemark Eldorado (São Paulo) e Downtown (Rio de Janeiro). Além disso, a Fanta também firmou parceria com a rede Cinépolis para a ativação “Diversão Assombrada”. A bomboniere recebeu decoração temática e conta com painéis especiais para fotos instagramáveis.
Já pensando no público de atacado e varejo, com o propósito de instigar os consumidores a conhecerem o produto, Fanta promoveu ofertas e ativações especiais em unidades específicas das lojas do Pão de Açúcar, Atacadão, Mercado Extra, Sam’s Club e Carrefour. A marca de refrigerantes da The Coca-Cola Company também fará ações diferenciadas em parceria com Mundo Animal, Croasonho, Dufry, Sodexo e GRSA.
Para promover a campanha da linha de produtos Casa, Ypê traz Mãozinha, um dos personagens mais conhecidos dos filmes de terror cômico, já que é um “membro” da Família Addams. Na peça publicitária desenvolvida pela DPZ, a marca dá uma Mãozinha contra as sujeiras mais “assustadoras” com seus produtos, como água sanitária, seis versões do Multiuso, Desinfetante Multissuperfície Antibac, Desinfetantes Ypê Pinho e Desinfetantes Ypê Bak.
No dia 25, a Serasa promoveu uma caça aos boletos no shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. O consumidor que encontrou um dos cem Booooletinhos da marca escondidos concorreram a um sorteio de um ano de contas pagas. Também foram distribuídos brindes especiais, como vouchers de R$50 em aplicativo de delivery.
A Espaçolaser lançou a campanha “Minha História de Terror – O Pesadelo da Lâmina” com referências ao terror psicose. A ação especial foi idealizada pela agência Jotacom e conta com cupom “Travessuras”, que concede até 75% de desconto em pacotes de depilação a laser, e tem o intuito de mostrar que depilação não precisa ser um pesadelo.
A Casa Riachuelo celebra a data com uma coleção exclusiva, com referências lúdicas da Wandinha, personagem da Família Addams, em mais de cinquenta produtos diferentes. Entre estes, estão uma coleção completa de mesa com pratos de sobremesa e raso, canecas, quadro, toalha de praia e capacho, e almofadas com diferentes estampas.
Para entrar no clima de festividade, a Bauducco lança uma edição limitada com uma variedade de produtos queridos pelo seu público: o Bauducco Kit de Halloween.
O kit é indicado para compartilhar com amigos, familiares ou para distribuir durante a noite de Halloween. Com uma embalagem temática, o lançamento também pode ser usado para decorar as festas e criar uma atmosfera de terror.
O Pinterest separou em sua plataforma o que está em alta neste mês, como as fantasias e decorações para data. Para a Geração Z, o Halloween se relaciona com filmes, músicas e comidas temáticas, como “pizza de Halloween”, “waffles de Halloween”, “pimentões recheados de Halloween” e “cachorros-quentes de Halloween” .
A rede social registra entre as principais buscas dos usuários festivais de música eletrônica inspirados no Halloween, “looks rave”, filmes, músicas e séries como inspiração para fantasias.
De acordo com a plataforma, as pesquisas por “labirinto de Halloween”, “ideias de corredores assombrados” e “floresta assombrada de Halloween” aumentaram 225%, 225% e 105% em relação ao ano anterior, respectivamente. Quando se trata de festas, dois dos principais temas do ano são retrospectivas: as pesquisas por “festa neon de Halloween”, que aumentaram 145% em relação ao ano anterior, e o interesse por “festa disco de Halloween”, que cresceu 125% em relação ao ano anterior.
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