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Por que o Santos escolheu Portugal para internacionalizar a marca?

Clube realizou ação na Europa para dar início ao projeto Santos do Mundo e passa a investir em NFTs e outras estratégias de inovação


25 de março de 2022 - 13h41

Clube aproveita as iniciativas para celebrar a conquista do Mundial de 1962 e as carreiras de ídolos (Crédito: Divulgação/Santos FC)

O Santos Futebol Clube lançou na última semana o projeto Santos do Mundo, que tem como objetivo internacionalizar a marca do clube. A intenção é que as iniciativas façam parte da comunicação do clube durante toda a temporada.

Como parte do conteúdo, o Alvinegro Praiano preparou uma série de ações, que iniciou com uma viagem à Portugal, para um encontro com o Benfica, que contou com a presença de cinco sócios torcedores que presenciaram a celebração a conquista do Mundial de 1962, há 60 anos, além de terem acompanhado a carreira e histórias de Pelé e Eusébio.

O time Paulista entregou ao rival português uma obra de arte com os pés dos ídolos. A iniciativa aconteceu em parceria com a Binance, empresa de criptomoedas que, além de patrocinar o Santos, também tem parceria com o Porto, em Portugal, e com a Lazio na Itália. Além disso, os ex-jogadores, Pepe e Lima foram homenageados.

Executivo de marketing do Santos, Rafael Soares, explica que a intenção do clube é fazer com que mais pessoas conheçam sua história. “Queremos comunicar os feitos que não aconteceram no Brasil. Toda a nossa comunicação e as camisas estarão linkadas com o  projeto Santos do Mundo”, diz.

As camisas do projeto foram lançadas em parceria com a Umbro, fornecedora esportiva do clube, em um bar santista montado em Lisboa para receber os torcedores que moram na capital portuguesa. O executivo conta que a ação também teve o objetivo atrair marcas e investidores internacionais.

No Brasil, o uniforme de jogo foi lançado em uma pré-venda especial nos canais oficiais do clube, que protagonizou uma ação de vendas em formato NFT para os torcedores – e colecionadores – que desejassem ter uma versão digital da peça. Ao todo, foram vendidas 12.500 unidades. “Resolvemos pegar a onda do lançamento de uniforme e fazer a NFT. É uma venda de tiro curto, finita, para gerar sensação de urgência”, explica Soares.

A estreia oficial da camisa nos jogos deve acontecer com as Sereias da Vila, equipe feminina, no clássico contra o Corinthians, que acontece neste domingo, 27.

Investimentos e inovação
Também como parte do posicionamento de marca do Santos no mercado, os investimentos do Alvinegro passam por inovações e tecnologia. A começar pela parceria com a patrocinadora Binance, em que o time tem uma criptomoeda chamada Santos, que é vendida e valorizada de acordo com a situação econômica. Há também o Token da Vila, que dá direito a um pedaço digital dos direitos que o clube recebe como parte do Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que valoriza de acordo com as vendas de jogadores que foram formados no Santos e o Fantoken.

O executivo de marketing afirma que, em 2021, o clube fez o maior resultado financeiro da história, com um aumento de 151% em sua renda, e adianta que o objetivo para este ano é alcançar um resultado de posicionamento de marca. “Para 2022, com um pouco mais de respiro, queremos fazer o posicionamento de marca. Não queremos só olhar para o dinheiro, queremos ter um olhar para a marca”, conta.

Na parte de patrocínios, o Peixe anunciou nessa quinta-feira, 24, a chegada a PixBet como patrocinadora máster para as próximas duas temporadas. O contrato prevê o desenvolvimento de ativações com o clube, camarote exclusivo na Vila Belmiro e encontro com clientes e parceiros, além de um lugar de destaque na camisa do time. O acordo foi realizado com intermédio da Wolff Sports.

Todas as ações desenvolvidas pelo clube refletem em seus objetivos, que além do projeto Santos do Mundo, trazem um olhar para novos produtos. O executivo de makerting conta que além das NFT’s, o clube já enxerga a possibilidade de realizar ações no metaverso, além de planejar um investimento em e-sports. “Estamos estruturando a nossa parceria para o eSport, partindo para um novo modelo de parceria para ter times atuando em LOL, Fortinite e Free Fire”, diz Soares.

Para o lançamento da camisa, o Santos preparou um vídeo, com narração do santista Marcelo Taz, que conta a história do clube, e de suas conquistas internacionais. O vídeo foi produzido pela End to End.

 

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