Portela atualiza sua identidade visual
Nova marca é destinada a fortalecer a escola e divulgá-la para formar parcerias e criar fontes de receitas
Nova marca é destinada a fortalecer a escola e divulgá-la para formar parcerias e criar fontes de receitas
Thaís Monteiro
18 de setembro de 2018 - 13h18
Depois de contratar a Saravah Branding Comunicação e Design em outubro de 2017 para iniciar um planejamento com o objetivo de rentabilizar sua marca, a Portela, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, divulgou, na semana passada, sua nova identidade visual, que foi apresentada em vídeo-manifesto narrado pela atriz Glória Pires sobre a escola, que é também a maior campeã no carnaval da capital fluminense. Confira o filme:
https://www.facebook.com/PortelaNoAr/videos/2166434123599065/
A logomarca mantém a águia altaneira símbolo da escola, os 22 títulos – representados por estrelas – e as cores azul e branca, que estiveram na comunicação da Portela desde sua fundação, mas adiciona o dourado, um novo desenho e fontes. “A escola espera estar na vanguarda, buscando reposicionamento no mercado e parcerias que a consolidem na liderança no segmento onde atuamos”, diz Cristiano Mansur, diretor executivo da Saravah.
Para a construção da identidade visual atual, o executivo conta que a empresa consultou todos os departamentos da escola e jornalistas sobre a história e sentimentos em relação à Portela para construir uma estratégia que contemplasse tanto o passado da escola quanto projetos para o futuro.
Mesmo com o novo logotipo, a bandeira usada nos desfiles, a quadra da escola e o palco do espaço manterão o que a Portela chama de “marca tesouro”, que vem da águia criada na fundação da escola. “Ela remete à nossa ancestralidade e à memória afetiva do portelense”, afirma Luis Carlos Magalhães, presidente da Portela.
Segundo Magalhães, o reposicionamento também é uma forma de divulgar a marca da escola e atrair novas fontes de receitas. Em adendo a isso, a escola também lançou seu novo portal e app destinado a informar o público sobre eventos, a história da Portela, vídeos e outros tipos de conteúdo, além de impulsionar as vendas de produtos. Uma das metas da escola é diminuir a dependência da verba pública.“Sem abrir mão de nenhuma receita, a Portela precisa diversificar suas fontes de recursos. A criação de um novo logotipo integra esse grande propósito de comunicar seus valores para o ambiente externo e trazer patrocinadores institucionais”, diz o presidente. “Entendemos que o aplicativo será um excelente canal de comunicação e entretenimento, para que possamos estabelecer uma relação mais próxima e assertiva com nossos torcedores e admiradores da escola. Além disso, o canal será uma grande oportunidade para o desenvolvimento de marketing direto, permitindo que possamos fornecer informações diversas, divulgar nossos eventos, impulsionar as vendas de produtos, trabalharmos conteúdos exclusivos, notícias e muito mais”, complementa.
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano