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Praticidade e sensorial: o que o consumidor busca no varejo?

Pesquisa da Orbit Data Science identifica fatores que impulsionam ou bloqueiam as compras nas modalidades de varejo online e físico


7 de janeiro de 2025 - 7h31

Com o objetivo de entender o comportamento do consumidor no varejo tanto físico quanto digital, a Orbit Data Science desenvolveu um estudo. A pesquisa revela que o consumidor moderno valoriza a praticidade do digital, assim como a conexão sensorial do varejo físico.

varejo

Pesquisa da Orbit Data Science identifica fatores que impulsionam ou bloqueiam as compras nas modalidades de varejo online e físico (Crédito: ViDI Studio/Shutterstock)

Apesar de a praticidade impulsionar as compras online, justamente por seus preços mais competitivos e conveniência, o estudo indica que alguns desafios, como medo de golpes e atrasos, ainda travam a confiança dos consumidores.

Por outro lado, quando se trata do varejo físico, mesmo com desafios, como filas e preços menos competitivos, a possibilidade de experimentar os produtos e o desejo gerado pelas vitrines são essenciais para consumidores optarem por essa opção de compra.

As compras online são a modalidade que mais gera conversas no digital. De acordo com o estudo, 59% das conversas no digital sobre varejo são sobre o digital, versus 41% da compra presencial.

A pesquisa revela ainda que as compras em varejo físico tendem a resultar em experiências mais positivas para os consumidores. Neste sentido, enquanto 47% consideram a experiência no presencial negativa, esse percentual cresce para 69% quando a experiência é de compra online.

Jornada de compra

O estudo também mostra que jornada de compra no varejo pode ser dividida em três etapas: planejamento, durante a compra e pós-venda, e que essas etapas influenciam diretamente a decisão de compra, experiência e satisfação do consumidor. A etapa “durante a compra” é a que mais impacta os consumidores, com 45%, seguida pelo planejamento (37%), e pós-venda (18%).

Além disso, o peso dessas etapas é diferente conforme a modalidade da compra. Enquanto o “durante a compra” é o fator que mais contribui para uma experiência positiva para as compras presenciais, o planejamento da compra é o principal fator para as compras online.

A pesquisa indica ainda que os setores que mais despertam interesse dos consumidores nas compras online são: moda, marketplaces, eletrônicos e cuidados pessoais. Já nas compras físicas, centros comerciais, shoppings, supermercados, drogarias se destacam.

No varejo online, marketplaces são atrativos por oferecerem variedade e promoções, enquanto o físico é atrativo pelo acesso rápido e imediato aos produtos.

A compra online é impulsionada pela praticidade e variedade de produtos, com roupas sendo o destaque principal. Além disso, livros, ingressos de shows e jogos esportivos aparecem como grandes motivadores de consumo.

Produtos de beleza, como maquiagem e skincare, assim como roupas e ingressos de show e jogos esportivos são os produtos comprados de forma digital. Por outro lado, doces, roupas e calçados, produtos para cabelo e compras de casa são os mais adquiridos de forma presencial.

Metodologia

Para chegar nesses resultados, a Orbit Data Science analisou 2.156 conversas públicas nas redes sociais X e Bluesky sobre compras online e presenciais no setor de varejo, entre 9 de novembro de 2023 e 9 de novembro de 2024.

O estudo classificou uma amostra aleatória de 95% de nível de confiança e 3% de erro amostral destas conversas, e os resultados foram analisados de acordo com a metodologia Orbit de classificação de padrões e identificação de insights.

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