São Paulo testa pagamento de ônibus com crédito e débito
Projeto-piloto permite uso de cartões, smartphones e smartwatches com a tecnologia NFC das bandeiras Elo, Mastercard e Visa
São Paulo testa pagamento de ônibus com crédito e débito
BuscarSão Paulo testa pagamento de ônibus com crédito e débito
BuscarProjeto-piloto permite uso de cartões, smartphones e smartwatches com a tecnologia NFC das bandeiras Elo, Mastercard e Visa
12 de setembro de 2019 - 15h46
A partir de segunda-feira, 16, cartões de crédito, de débito e pré-pago, smartphones e smartwatches equipados com a tecnologia de pagamento por aproximação Near Field Communication (NFC) poderão ser usados para adquirir passagens de ônibus em São Paulo. O projeto-piloto de modernização dos meios de pagamento de tarifa no transporte coletivo foi anunciado nesta quinta-feira, 12, durante evento da prefeitura, que contou com presença de Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo; de Edson Caram, secretário de mobilidade e transportes; e Paulo Cézar Shingai, presidente da SPTrans. Também participaram do evento representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Cielo, Digicon, Elo, Empresa1, Itaú, Mastercard, Nubank, Prodata, Santander, Stone e Visa. O projeto-piloto tem duração de três meses ou até que atinja o limite pré-definido de 500 mil transações.
O sistema, que inicialmente aceitará as bandeiras Mastercard e Visa — os cartões da Elo ainda estão em processo de inclusão —, abrange 200 veículos, distribuídos em 12 linhas, que atendem, por mês, cerca de 2,9 milhões de passageiros. Participam do projeto 12 empresas de ônibus: Ambiental Transportes, Auto Viação Transcap, Mobibrasil Transporte, Movebuss, Sambaíba, Transpass, Transunião Transportes, Transwolff, Viação Gato Preto, Viação Grajaú, Viação Metrópole Paulista e Viação Santa Brígida. A prefeitura de São Paulo não arcou com os custos da implementação da novidade, uma vez que os encargos ficaram nas mãos dos parceiros.
Para beneficiar-se do sistema que visa garantir agilidade e praticidade aos moradores e visitantes da cidade, será necessário aproximar o objeto com tecnologia NFC do validador, ato semelhante ao que já é feito com o Bilhete Único. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário. Nesta primeira fase do projeto, não haverá integração tarifária com outros ônibus ou com sistemas de trilhos. O serviço terá limite de uso diário — pode-se comprar cinco passagens, em um período de meia hora, e dez, por dia.
*Crédito da foto no topo: iStock
Compartilhe
Veja também
AliExpress aposta em cashback para campanha de 11.11
Considerada a principal data do varejo global, ocasião terá investimento em comunicação com influenciadores e foco no digital
Com Felipe Andreoli, Estapar anuncia reposicionamento
Segunda fase da campanha “Estapar é muito mais do que Estacionamento”, destaca os benefícios do app Zul+, que reúne os mais de 20 serviços da empresa