Processado por Musk, grupo de anunciantes dos EUA deixará de existir
Global Alliance for Responsabile Media (GARM), criado para estimular práticas de brand safety, comunicou aos seus membros a dissolução de suas atividades nessa quinta-feira, 8
Processado por Musk, grupo de anunciantes dos EUA deixará de existir
BuscarProcessado por Musk, grupo de anunciantes dos EUA deixará de existir
BuscarGlobal Alliance for Responsabile Media (GARM), criado para estimular práticas de brand safety, comunicou aos seus membros a dissolução de suas atividades nessa quinta-feira, 8
Bárbara Sacchitiello
9 de agosto de 2024 - 7h53
Com informações do Ad Age
Elon Musk e o X deram um forte golpe na busca pelo brand safety na indústria publicitária. A Global Alliance for Responsabile Media (GARM), grupo de anunciantes que, nesta semana, foi processado pelo bilionário por conta de um boicote à rede social, comunicou aos seus membros que deixará de existir.
Nessa quinta-feira, o GARM, grupo de anunciantes e membros da indústria, que praticamente inventou os padrões de conteúdo para mídias sociais, alertou aos seus membros de que deixaria de existir. O fim do GARM pode ser considerado uma vitória para Musk, que vem acusando as marcas de terem boicotado o X, sob a acusação de que a plataforma não era um ambiente seguro para a veiculação de anúncios publicitários.
O GARM havia conquistado um importante nicho na publicidade, pressionando plataformas a desenvolverem controles para que os anunciantes tivessem um ambiente de conteúdo saudável. YouTube, Meta, TikTok e outras redes sociais trabalharam junto à organização, bem como o X, que, nesta semana, decidiu processar a entidade.
Parte da World Federation of Advertisers, o GARM foi estruturado em 2019, durante o Cannes Lions, em um momento em que os grandes anunciantes buscavam algum tipo de controle para o caos das mídias sociais e internet. O YouTube e o Facebook eram vistos como territórios importantes para a presença de marcas, mas elas queriam ter algum poder para controlar o conteúdo ofensivo e evitar que suas mensagens fossem atreladas a esse tipo de postagem.
Em 2022, o GARM alcançou aquele que, talvez, seja mais importante resultado: o desenvolvimento de um trabalho de brand safety para o feed do Facebook. A Meta, proprietária de Facebook e Instagram, adotou padrões baseados nas definições do GARM, para identificar discursos de ódio, violência e desinformação e isso permitiu que os anunciantes evitem exibir anúncios próximos a esses temas.
O GARM ainda não comentou oficialmente sobre sua dissolução. Membros do grupo, que são profissionais de grandes marcas, anunciantes e empresas de tecnologia, receberam um e-mail da entidade nessa quinta-feira, 8, anunciante o encerramento das atividades. O primeiro veículo a noticiar o fim do grupo foi o Business Insider.
Compartilhe
Veja também
Bet.Bet estreia no rol de patrocinadores dos Ensaios da Anitta
Empresa de apostas online quer reforçar seu posicionamento como uma marca jovem e inovadora, além de promover boas práticas
Ânima e Califórnia trazem universidade exclusiva para creators ao Brasil
Projeto dedicado à creator economy terá aulas presenciais, experiências figital e parceria com marcas