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Produtos sociais: quais as cinco marcas que mais se destacaram?

Em terceira edição, MOL Impacto divulga as melhores iniciativas das marcas que geraram alguma contribuição para a sociedade e meio-ambiente


13 de novembro de 2024 - 12h57

produtos sociais

Floating Bar, iniciativa da Heineken, foi uma das vencedoras no ranking (Crédito: Divulgação)

Pela terceira vez, a MOL Impacto, empresa dedicada a questão da responsabilidade social, divulga o Guia MOL de Produtos Sociais, lista que elenca as iniciativas de diferentes marcas que tiveram, como propósito, algum tipo de impacto para a sociedade.

A elaboração do ranking, que se refere aos produtos criativos em 2023, contou com a avaliação de 66 diferentes iniciativas, considerando a criatividade e maneira como as empresas propuseram algum tipo de solução ligada ao impacto comunitário e social.

De acordo com o Guia Mol de 2023, os itens dos segmentos de moda e acessórios foram os mais populares nas campanhas dos produtos sociais. Essas áreas de negócios representaram 39,4% dos produtos analisados.

Na sequência, apareceram os utensílios (13,6%), bebidas (10,6%) e alimentos (10,6%). O restante da lista do Guia MOL de Produtos Sociais também contou com produtos dos segmentos financeiro, cosmético, games, pet, serviços, brinquedos, arte e higiene.

Marcas vencedoras do Guia MOL de Impacto social

A comunicação de cada item social foi avaliada pelos jurados do guia, que estabeleceram notas para a forma como as empresas divulgaram e apresentaram seus produtos.

Confira, abaixo, as marcas vencedoras em termos de comunicação de seus produtos sociais em cinco categorias:

Sazonal – Heineken (Floating Bar Heineken)

O bar flutuante, localizado no Rio Pinheiros, em São Paulo, conseguiu, além de proporcionar a ocupação em uma área diferente da cidade, arrecadas em torno de R$ 1 milhão, com parte desse lucro revertido a seis instituições que atuam em soluções ambientais. O projeto foi desenvolvido pela plataforma Green Your City, da marca de cerveja.

Ano Todo – Natura (Crer para Ver)

A Natura desenvolveu uma linha especial cuja receita foi integralmente revertida para os projetos de formação educacional das consultoras de beleza. Em 2023, a iniciativa mobilizou 12,8 mil escolas, 2,5 milhões de estudantes e 451 mil consultoras de beleza da marca.

Transacional – Visa (Causas)

A iniciativa da Visa consiste em permitir aos clientes selecionarem uma causa ou instituição parceira que seria beneficiada pela companhia a cada pagamento realizado com cartões de débito ou crédito da marca. Criado em 2017, o projeto já realizou mais de 496 milhões de doações a diferentes causas.

Negócio social – Chico Rei (Uma penca)

A plataforma online oferece estrutura para quem deseja vender itens de moda e lifestyle e demanda que os parceiros destinem, pelo menos, R$ 1 de cada produto vendido para algum projeto social. Entre 2022 e 2024 foram arrecadados mais de R$ 34 mil, revertidos para a SOS Mata Atlântica e Global WaSH.

Terceiro setor – SP Invisível (Inverno Invisível)

Em 2023, a associação SP Invisível lançou uma coleção de moletons, que poderiam ser vendidos diretamente pelo site, com renda revertida à associação. Cada peça vendida também era distribuída, pela ONG, a uma pessoa em situação de rua. Em 2023, foram arrecadados mais de R$ 5,518 milhões com a iniciativa.

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