Assinar

Projeto da AKQA para Oriba ensina a fazer camiseta de algodão sustentável

Buscar

Projeto da AKQA para Oriba ensina a fazer camiseta de algodão sustentável

Buscar
Publicidade
Marketing

Projeto da AKQA para Oriba ensina a fazer camiseta de algodão sustentável

Campanha "Traje Terra" ironiza aventuras espaciais de milionários e homenageia cultura tradicional paraibana


1 de abril de 2022 - 15h02

A campanha foca também no fomento à produção do algodão orgânico brasileiro (Crédito: Divulgação)

A Oriba, marca paulista de slow fashion, junto à indústria de tecido Cataguases e a malharia catarinense Dalila, lança campanha “Traje Terrestre”: uma linha de camisetas feitas com algodão 100% orgânico coletado na Paraíba, com fabricação sustentável open source. O lucro das vendas do produto será doado para a Associação das Labirinteiras de Chã dos Pereiras, no estado nordestino.

Com publicação de vídeo manifesto e documentário sobre a plantação de algodão paraibana, a campanha traça um paralelo entre os trajes espaciais caríssimos utilizados por bilionários como Jeff Bezos e Elon Musk e as camisetas brancas de algodão, o pedaço de tecido mais utilizado no mundo e que pode ser cultivado de forma a preservar o planeta. A criação é da AKQA e a produção é da Magma.

A nova linha de camisetas também incentiva a fabricação “open source”: no site, é possível encontrar o passo a passo para fabricar a própria peça. A intenção da marca é que outras empresas adotem iniciativas similares.

A campanha foca também o fomento à produção do algodão orgânico brasileiro. O material utilizado é cultivado por agricultores familiares no interior da Paraíba com sementes orgânicas, não transgênicas e sem o uso de fertilizantes químicos e pesticidas tóxicos. A colheita também será feita à mão para garantir a qualidade da fibra e para a preservação da terra.

O processo de manufatura da peça é feito em cadeia certificada e com produção vertical transparente e auditável pelas empresas Cataguases (fiação), Dalila (tecelagem) e Sea Protection (confecção).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Bioderma cria versão de produto em parceria com Victoria Beckham

    Bioderma cria versão de produto em parceria com Victoria Beckham

    Para celebrar os 30 anos de Sensibio H2O, marca do grupo Naos se une à empresária e estilista inglesa em lançamento global

  • Com Unilever e Carrefour, ID_BR lança Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025

    Com Unilever e Carrefour, ID_BR lança Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025

    Além da Unilever e Carrefour, edição do prêmio também conta com Assaí Atacadista, 3M, Aegeo, Novelis e realização do Ministério da Cultura