Quais marcas sairão do portfólio da P&G?
De Zooth a The Art of Shaving, várias pequenas ? e até grandes ? marcas estão por um fio
De Zooth a The Art of Shaving, várias pequenas ? e até grandes ? marcas estão por um fio
Meio & Mensagem
5 de agosto de 2014 - 2h55
(*) Por Jack Neff, do Advertising Age
Há duas décadas, na última vez que a Procter & Gamble fez um corte massivo em seu portfólio de marcas como o anunciado na sexta-feira, 1º de agosto, a empresa tentou colocar o papel higiênico White Cloud no cesto de lixo da história do marketing. Mas ao invés disso, White Cloud se tornou uma marca de um bilhão de dólares – só que para o Walmart.
Provando que o lixo de uma companhia pode ser o tesouro de outra, o empresário Tony Gelbart reivindicou a marca White Cloud para si, vencendo, em seguida, uma batalha contra uma ressentida Procter & Gamble pelos direitos da marca. Ele vendeu para o Walmart o uso como marca própria e atualmente a White Cloud está presente não só na categoria de papel higiênico como também nas de papel-toalha, lenços, fraldas, água sanitária, algodão, hastes flexíveis e detergente em pó.
Gelbart, CEO da White Cloud Marketing, duvida que a P&G – ou qualquer outra empresa – cometa o mesmo erro de deixar uma marca valiosa sair do seu portfólio de graça. Mas, com certeza, decidir quais marcas ficam e quais saem pode ser complicado.
O CEO da P&G, A.G. Lafley, disse que a companhia ficaria com as 70 ou 80 melhores marcas. Isso sugere que o destino do restante permanecerá no ar, dependendo de como as coisas vão se desenrolar ao longo dos próximos anos quando a empresa concluir o processo.
Então, quais permanecerão e quais estão por um fio? Lafley indicou que as 23 marcas da companhia com vendas entre US$ 1 bihão e US$ 10 bilhões continuarão. Neste grupo está a Duracell. Apesar de vendas estimadas em US$ 2,8 bilhões pelo Deutsche Bank, a manutenção de Duracell poderia ser uma surpresa há alguns anos, já que sua venda foi alvo de especulações. Mas a marca teve seu melhor ano em décadas, segundo apontou o CFO Jon Moeller na conferência de 1º de agosto. Isso se deve ao fato de ter conseguido espirrar a rival Energizer do Sam’s Club por meio de um acordo de exclusividade – e manter esse momento de crescimento será um desafio para a recém-contratada agência Anomaly.
A maioria das 90 ou 100 marcas que devem ser cortadas são relativamente obscuras como a Zooth, negócio de escovas de dente infantis. Segundo analistas, pode ser impossível encontrar um grande concorrente interessado em uma oportunidade tão pequena ou fundos de private equity dispostos a assumir um conjunto de pequenas marcas em várias categorias.Mas nem todos os negócios descontinuados serão pequenos. Lafley informou que o grupo de marcas a serem cortadas tem vendas combinadas que representam cerca de 10% dos US$ 83,1 bilhões movimentados pela companhia, o que sugere que ao menos algumas grandes marcas estão nesse bolo. “É difícil cortar 10% a menos que você corte grandes negócios junto”, disse Ali Dibadj, analista da Bernstein, que acredita que dentre as marcas que a P&G irá se desfazer estão Duracell, Salon Hair Care, Fragrances, Braun (uma antiga marca bilionária), Scope, Ivory, Era, Cheer e Fixodent.
Aqui vão três prováveis marcas que estão na lista de observação.
The Art of Shaving: fruto do trabalho da P&G na área de produtos high-end de higiene e beleza para homens, é um pequeno negócio de varejo de luxo em uma empresa de grandes marcas de produtos de consumo.
Ivory: a P&G pode ser a casa da Ivory, mas a marca icônica tem vendas abaixo de US$ 80 milhões nos Estados Unidos, segundo a IRI, e tem registrado quedas anuais de 4% nos últimos cinco anos de acordo com a Bernstein. Com marcas do mesmo porte, como Zest, já tendo sido cortadas, será que o legado manterá a Ivory na ativa?
Zirh: outra pequena e prestigiosa marca de higiene e beleza masculina. A Bernstein e a Euromonitor estimam vendas anuais de US$ 3 milhões.
Tradução: Fernando Murad
Compartilhe
Veja também
Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show
Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora
Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis
Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação