Quais marcas “venceram” o Rock in Rio em termos de engajamento?
Ferramentas de monitoramento apontam diferentes números para o buzz das marcas e de conversas sobre o festival nas redes sociais
Quais marcas “venceram” o Rock in Rio em termos de engajamento?
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Bárbara Sacchitiello
26 de setembro de 2024 - 9h32
Além de um festival diverso em termos de ritmos e vozes, o Rock in Rio também se tornou um território importante para as marcas disputarem a atenção do público e se posicionarem nos universos de música e entretenimento. E, na edição que celebrou os 40 anos do evento, não foi diferente.
Ao longo dos dois últimos finais de semana, dezenas de marcas estiveram na Cidade do Rock para complementar a experiência do público com brindes, alimentos, bebidas, ativações e experiências.
Investir em um evento como o Rock in Rio, obviamente, exige das marcas um significativo volume financeiro e, por isso, quanto mais suas ativações e ações repercutirem, melhor para os negócios.
Por isso, a avaliação do sucesso e do alcance das marcas em um festival como esse vai além da área dos shows e apresentações. As redes sociais têm sido um termômetro importante para as marcas avaliarem a aceitação do público e o quanto chamaram – ou não – a atenção de quem acompanhou o evento, seja presencialmente ou pelas transmissões na TV e plataformas digitais.
A importância de conseguir um bom engajamento nas redes sociais leva as marcas, também, a investirem em métricas e ferramentas para monitorar o desempenho e medir o buzz do público. E, em meio a tantas marcas diferentes investindo no mesmo evento, as avaliações da repercussão causada no festival também são múltiplas.
O próprio festival, aliás, decidiu fazer, pela primeira vez, a mensuração da repercussão do evento nas redes sociais. O Rock in Rio, em parceria com a Polis Consulting e o Grupo Dreamers, por meio da Artplan, fizeram um painel dedicado
à analisar as menções nas redes sociais.
Para esse estudo, as empresas consideraram os dados do BlueSky, rede social que vem ganhando mais seguidores e mais espaço no Brasil sobretudo após a suspensão do X, que aconteceu no dia 31 de agosto.
Segundo os dados coletados, do dia 13 ao dia 23 de setembro, o buzz sobre o Rock in Rio alcançou mais de 1,454 milhão de conversas nas redes sociais. A maior parte delas, inclusive, vejo justamente do BlueSky, que concentrou 737 mil dessas conversas.
Por essa mensuração, o Bluesky ficou à frente do Instagram, em termos de território para conversas do Rock in Rio. A rede social da Meta concentrou, segundo o estudo do grupo, 443 mil conversas relacionadas ao festival.
A Stilingue, empresa que já havia realizado o monitoramento do Rock in Rio nas redes sociais após o primeiro fim de semana de shows,divulgou, nesta semana, o relatório completo em relação à repercussão do festival nas redes sociais.
Para esse levantamento, a Stilingue considera canais como Facebook, Instagram, blogs, portais, fóruns, Reclame Aqui e YouTube, além do Bluesky. Pela metodologia Stilingue by Blip, a empresa coleta as publicações orgânicas, respeitando a API das redes sociais, considerando as palavras-chaves relacionadas ao evento.
Com esse critério, os dados de conversas sobre o Rock in Rio apontados no relatório Stilingue by Blip difere dos apresentados pelo Rock in Rio e Artplan. Enquanto o grupo monitorou mais de 1 milhão de conversas, a Stilingue apontou mais de 625 mil publicações, geradas por 178 mil usuários.
Desse total de conversas, 60% aconteceram no segundo fim de semana do festival, que teve apresentações de nomes como Katy Perry, Mariah Carey, Ivete Sangalo e Shawn Mendes.
Nesse relatório, o Bluesky concentrou 78% de todas as conversas realizadas nas redes sociais sobre o Rock in Rio.
A Stilingue by Blip também contabiliza as marcas mais comentadas durante o festival por meio de hashtags que associam o nome da marca patrocinadora com o evento.
Sob esse critério, a Seara foi a marca mais mencionada – com a #SearaNoRockInRio – com mais de 247 mil publicações nas redes sociais. A segunda colocada, por esse ranking, foi KitKat, com 36,9 mil menções nas plataformas digitais.
Em terceiro, aparece o iFood (27,9 mil menções), seguido por Natura (7,9 mil) e por TIM (7,08 mil).
Já em termos de artistas, a Stilingue colocou, em primeiro lugar, o cantor Shawn Mendes, que teria sido assunto de 51,7 mil menções. Na vice-liderança ficou Katy Perry, com mais de 38 mil menções, seguida por Akon, que somou 10,038 citações.
Enquanto a Stilingue divulgou o relatório a respeito da mensuração do Rock in Rio nas redes sociais, a TIM, empresa que foi uma das patrocinadoras do evento, também apresentava a imprensa dados a respeito de seu engajamento no evento.
A operadora que coletou dados de duas diferentes ferramentas: Sprinklr e Tagger, que monitoram as principais redes sociais (sendo que a Tagger considera as publicações do TikTok). Por essa mensuração, a TIM aparece como a marca que mais gerou comentários no Rock in Rio, com 34,2 mil comentários.
Nessa mensuração, a vice-liderança ficou com Itaú, com 17,8 mil menções nas redes sociais. Em terceiro lugar ficou Trident (14,5 mil), seguida por Natura (12,6 mil), Volkswagen (11,9 mil) e Seara (7,2 mil).
Duas das embaixadoras da TIM, inclusive, foram atrações do Rock in Rio: Ivete Sangalo e Iza.
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