Quais são as marcas mais relacionadas à Copa do Mundo?
Pesquisa da Qualibest aponta Coca-Cola e Adidas como as empresas mais associadas à competição
Quais são as marcas mais relacionadas à Copa do Mundo?
BuscarQuais são as marcas mais relacionadas à Copa do Mundo?
BuscarPesquisa da Qualibest aponta Coca-Cola e Adidas como as empresas mais associadas à competição
Meio & Mensagem
25 de novembro de 2022 - 6h00
A Coca-Cola é a marca mais associada espontaneamente à Copa do Mundo de futebol, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, que ouviu 545 brasileiros, pela internet, entre os dias 10 e 16 de novembro.
(Crédito: Shutterstock)
A pesquisa questionou os entrevistados, de forma espontânea, qual era a marca parceira, apoiadora ou patrocinadora da Copa do Mundo da qual eles mais lembravam. A marca de bebidas foi a mais citada, com 30% das menções.
A Nike ficou em segundo lugar com 23% das menções. Na sequência, aparece a Adidas com 17% das citações. Itaú (14%) e Vivo (12%) foram as outras marcas citadas, de forma espontânea.
Já na pesquisa estimulada – em que o Instituto forneceu aos entrevistados alguns nomes de marcas – a Adidas foi a mais citada, com menção de 71% dos entrevistados. A Coca-Cola ficou em segundo lugar, com 68%.
A maior parte das pessoas (66% dos entrevistados) acredita que patrocinar uma Copa do Mundo gera um resultado bem positivo para a imagem de uma marca.
Entre os atributos que as pessoas acreditam que uma empresa conquista ao se associar a um evento como esse estão credibilidade (74%), solidez (73%), preocupação com os esportes (71%) e vontade de conhecer melhor seus produtos (63%).
O Instituto Qualibest também questionou 545 internautas brasileiros, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, respeito do fato de a Copa do Mundo acontecer no fim do ano, perto da Black Friday e da preparação das festas natalinas.
De acordo com a pesquisa, 44% dos entrevistados acreditam que a Copa não trará impactos ou problemas para o período de fim de ano enquanto 24% acreditam que será difícil conciliar a agenda entre os jogos e os compromissos habituais do período.
Já para 16% dos entrevistados há uma preocupação com o orçamento. Essas pessoas acreditam que a Copa do Mundo irá comprometer as reservas de Natal e de compras de fim de ano.
A respeito de compras, inclusive, 36% disseram que ainda não sabe como se organizarão para o fim de ano; 19% dizem que vão aproveitar a Black Friday para garantir as compras de Natal enquanto 14% querem antecipar as compras o máximo possível. Apenas 11% afirmaram que deixará as compras para a semana anterior ao Natal.
Apenas uma parte dos entrevistados (30%) pretende fazer alguma compra de algo novo para a Copa do Mundo. Desse grupo, o item mais citado, por 24%, é a smart TV.
Já entre os itens de consumo para acompanhar os jogos, a cerveja liderou as citações (46%), seguida de carne para churrasco e refrigerantes (mencionados por 42%).
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca