Quais são as marcas mais relacionadas à Copa do Mundo?
Pesquisa da Qualibest aponta Coca-Cola e Adidas como as empresas mais associadas à competição
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Meio & Mensagem
25 de novembro de 2022 - 6h00
A Coca-Cola é a marca mais associada espontaneamente à Copa do Mundo de futebol, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, que ouviu 545 brasileiros, pela internet, entre os dias 10 e 16 de novembro.
A pesquisa questionou os entrevistados, de forma espontânea, qual era a marca parceira, apoiadora ou patrocinadora da Copa do Mundo da qual eles mais lembravam. A marca de bebidas foi a mais citada, com 30% das menções.
A Nike ficou em segundo lugar com 23% das menções. Na sequência, aparece a Adidas com 17% das citações. Itaú (14%) e Vivo (12%) foram as outras marcas citadas, de forma espontânea.
Já na pesquisa estimulada – em que o Instituto forneceu aos entrevistados alguns nomes de marcas – a Adidas foi a mais citada, com menção de 71% dos entrevistados. A Coca-Cola ficou em segundo lugar, com 68%.
A maior parte das pessoas (66% dos entrevistados) acredita que patrocinar uma Copa do Mundo gera um resultado bem positivo para a imagem de uma marca.
Entre os atributos que as pessoas acreditam que uma empresa conquista ao se associar a um evento como esse estão credibilidade (74%), solidez (73%), preocupação com os esportes (71%) e vontade de conhecer melhor seus produtos (63%).
O Instituto Qualibest também questionou 545 internautas brasileiros, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, respeito do fato de a Copa do Mundo acontecer no fim do ano, perto da Black Friday e da preparação das festas natalinas.
De acordo com a pesquisa, 44% dos entrevistados acreditam que a Copa não trará impactos ou problemas para o período de fim de ano enquanto 24% acreditam que será difícil conciliar a agenda entre os jogos e os compromissos habituais do período.
Já para 16% dos entrevistados há uma preocupação com o orçamento. Essas pessoas acreditam que a Copa do Mundo irá comprometer as reservas de Natal e de compras de fim de ano.
A respeito de compras, inclusive, 36% disseram que ainda não sabe como se organizarão para o fim de ano; 19% dizem que vão aproveitar a Black Friday para garantir as compras de Natal enquanto 14% querem antecipar as compras o máximo possível. Apenas 11% afirmaram que deixará as compras para a semana anterior ao Natal.
Apenas uma parte dos entrevistados (30%) pretende fazer alguma compra de algo novo para a Copa do Mundo. Desse grupo, o item mais citado, por 24%, é a smart TV.
Já entre os itens de consumo para acompanhar os jogos, a cerveja liderou as citações (46%), seguida de carne para churrasco e refrigerantes (mencionados por 42%).
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