Assinar

Quando o marketing transforma zumbis em ídolos

Buscar

Quando o marketing transforma zumbis em ídolos

Buscar
Publicidade
Marketing

Quando o marketing transforma zumbis em ídolos

O sucesso de The Walking Dead, cuja sétima temporada voltou na noite deste domingo, 12, vai além do bom roteiro, produção e maquiagem


13 de fevereiro de 2017 - 8h55

 

poltrona-walking-dead-cast2--770x405

The Walking Dead se desdobra em licenciamento, digital e conteúdo

Pouco mais de dezessete milhões de telespectadores, essa foi a audiência da estreia da sétima temporada de The Walking Dead, em outubro do ano passado. O público se manteve fiel à série considerando os 17,3 milhões de espectadores do primeiro episódio da quinta temporada, em 2014. A segunda fase da sétima temporada, que estreou na noite deste domingo, 12, ainda sem dados fechados de audiência, pretende superar esses números.

O sucesso que um bando de zumbis famintos despertou em milhões de pessoas ao redor do mundo vai além de um bom roteiro e maquiagem impecável. A capacidade de diálogo da série com os fãs nas redes sociais e a força do marketing explicam o êxito. “A série já fazia sucesso quando era apenas umas história em quadrinhos, porque ela pega vários conceitos básicos do universo de zumbis popularizado por George Romero. O fato de ser também uma adaptação de quadrinhos chamou muito a atenção da mídia”, diz Marcelo Forlani, diretor de marketing do Omelete.

Forlani explica que há quase 20 anos as história em quadrinhos são fonte de matéria prima para filmes e séries de TV na atual onda que começou com o filme dos X-Men, em 2000. Para ele, a produção de The Walking Dead usa um dos maiores maquiadores de Hollywood, Greg Nicotero, que trabalhou em vários filmes do Romero e sabe como ninguém criar zumbis realistas e grotescos “Além disso, em tempos de alta exposição nas redes sociais em que vivemos, os atores participam ativamente de ações de promoção e divulgação da série, sempre atendendo mídia e fãs com muita atenção e carinho, algo que os fãs devolvem na mesma intensidade”, diz Forlani.

Veja algumas das principais ações de marketing realizadas por The Walking Dead nos últimos anos:

Fox e Sensacionalista
Em outubro do ano passado, para promover a sétima temporada da série, a Fox, em parceria com o Sensacionalista, lançou um vídeo que brinca com os “spoilers”, revelações não desejadas sobre o rumo de séries.

 

Sustos em Nova York
Em 2012, O canal AMC colocou zumbis no subterrâneo das calçadas de Nova York para assustar os pedestres da cidade. Tudo isso para promover a 4º temporada da série.

 

Silvio Santos assusta com Walking Dead
No Brasil, em parceria para divulgar a nova série do canal AMC, no ano retrasado, pegadinha mostra zumbis perseguindo passageiros de um táxi.

 

Zumbi no cinema
Em Joanesburgo, África do Sul, a FX criou uma campanha, em 2012,  para divulgar a série com a exibição de um trailer em que um zumbi invade o cinema e interage com a plateia.

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fair Play financeiro e unificação das ligas: o futuro dos negócios do futebol brasileiro

    Fair Play financeiro e unificação das ligas: o futuro dos negócios do futebol brasileiro

    Evento promovido pela CBF reuniu líderes do mercado esportivo para discutir inovações e a valorização do futebol brasileiro

  • Quais os profissionais de marketing que as empresas mais buscarão em 2025?

    Quais os profissionais de marketing que as empresas mais buscarão em 2025?

    Guia Salarial da Robert Half registra um aumento da procura por profissionais com maior capacidade analítica